06 abr, 2025 - 21:34 • Reuters
O Hamas anunciou ter disparado, este domingo, uma onda de rockets contra cidades no sul de Israel, no que disse ser uma resposta aos "massacres" de civis na Faixa de Gaza devido a ataques de Israel.
Segundo o exército de Israel, cerca de dez mísseis foram disparados, com a maioria a ser intercetada com sucesso. Meios de comunicação israelitas noticiaram um ataque direto à cidade de Ashkelon.
Os serviços de emergência de Israel afirmaram estar a tratar uma pessoa devido a ferimentos causados por estilhaços, e que há equipas a dirigir-se aos locais onde os rockets caíram. Vídeos mostram janelas de carros partidas e detritos espalhados por uma rua.
A primeira fase de um cessar-fogo entre Israel e o Hamas entrou em vigor a 19 de janeiro, depois de 15 meses de guerra. Após a libertação de alguns dos reféns israelitas e de prisioneiros palestinianos, Israel escolheu retomar as ofensivas militares na Faixa de Gaza a 19 de março, quando era suposto entrar em vigor a segunda fase do cessar-fogo.
Mais de 50 mil palestinianos morreram nos ataques de Israel na Faixa de Gaza. Israel mantém ainda um bloqueio à entrada de bens no território, incluindo medicamentos e vacinas.