08 abr, 2025 - 13:16 • Lusa
Economia
As medidas contra as tarifas de Trump têm como obj(...)
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu esta terça-feira que se "evite uma escalada" na sequência das tarifas aduaneiras impostas pelos Estados Unidos, durante uma conversa telefónica com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang.
Segundo um comunicado do executivo comunitário, durante o telefonema, "a presidente apelou a uma solução negociada para a situação atual, sublinhando a necessidade de evitar uma nova escalada.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
Von der Leyen apontou também a importância vital da estabilidade e da previsibilidade para a economia mundial.
Em resposta à perturbação generalizada causada pelos direitos aduaneiros dos Estados Unidos, a líder do executivo comunitário sublinhou a responsabilidade da Europa e da China, "enquanto dois dos maiores mercados mundiais", de apoiar um sistema comercial sólido e reformado, livre, justo e assente em condições de concorrência equitativas.
Recordou igualmente a urgência de soluções estruturais para reequilibrar as relações comerciais bilaterais e garantir um melhor acesso das empresas, produtos e serviços europeus ao mercado chinês.
Por último, Ursula von der Leyen reafirmou junto do primeiro-ministro chinês o apoio firme da UE a uma paz justa e duradoura na Ucrânia, salientando que as condições de paz devem ser determinadas pela Ucrânia. Convidou a China a intensificar os seus esforços para contribuir de forma significativa para o processo de paz.