10 abr, 2025 - 12:27 • Reuters
O presidente norte-americano, Donald Trump, assinou uma ordem para suspender as restrições à pressão da água nos chuveiros, esta quarta-feira, afirmando que queria "cuidar" do seu "lindo cabelo".
A ordem executiva de Trump tem como objetivo reverter as medidas de eficiência e conservação da água tomadas pelos dois últimos presidentes democratas, Barack Obama e Joe Biden.
De acordo com uma ficha informativa da Casa Branca, Trump vai “acabar com a guerra Obama-Biden contra a pressão da água e tornar os chuveiros da América grandes novamente”.
“O excesso de regulamentação sufoca a economia americana, entrincheira os burocratas e sufoca a liberdade pessoal”, diz a ficha informativa.
Trump instruiu o Departamento de Energia a rescindir uma regra iniciada por Obama e trazida de volta por Biden que limitava o fluxo de cada chuveiro no mercado a 9.5 litros de água por minuto.
A ordem levanta as restrições de água em basicamente qualquer aparelho que utilize água, como retretes e máquinas de lavar-a-louça.
“No meu caso, gosto de tomar um bom duche, cuidar do meu lindo cabelo”, disse Trump durante uma cerimónia de assinatura na Sala Oval. “Vamos abrir a porta para que as pessoas possam viver”, afirmou.