Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA

Departamento de Elon Musk pode ter comprometido segurança de documentos sensíveis

16 abr, 2025 - 09:00 • João Malheiro

A denúncia alega que pelo menos dez gigabytes de ficheiros foram transferidos.

A+ / A-

O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) liderado, até agora, por Elon Musk, terá comprometido a segurança de ficheiros confidenciais sensíveis, de acordo com uma denúncia pela organização Whistleblower Aid.

O testemunho é do denunciante Daniel Berulis que diz ter provas que funcionários da DOGE tiveram acesso extraordinário a vários documentos sensíveis da NLRB - uma rede responsável por proteger direitos dos trabalhadores, como o direito à greve ou a pertencer a sindicatos.

A denúncia alega que pelo menos dez gigabytes de ficheiros foram transferidos da rede da NLRB, no início de março. Tratam-se de informações sobre empresas, sindicatos e disputas laborais.

Um porta-voz da DOGE não respondeu a questões levantadas pela Reuters, face a este relato.

Criado por decreto presidencial de Donald Trump a 20 de janeiro, dia da tomada de posse, o DOGE deu início ao desmantelamento de várias agências governamentais, que acusa de fraude e gestão perdulária, e provocou o despedimento de dezenas de milhares de funcionários públicos.

Esta estratégia é condenada em particular pela oposição democrata e pelos sindicatos, que a consideram não só demasiado dura, como também ilegal, uma vez que Musk não tem um mandato eleitoral nem pasta governamental.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+