Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Putin propõe negociações bilaterais com Kiev pela primeira vez em anos

21 abr, 2025 - 22:54 • Fábio Monteiro com Reuters

Pela primeira vez desde o início da invasão russa em 2022, Vladimir Putin manifestou abertura para negociações bilaterais com a Ucrânia. Zelenskiy mostrou-se disponível para conversar, desde que seja para travar ataques a civis. Washington pressiona ambas as partes por resultados concretos.

A+ / A-

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou esta segunda-feira estar disponível para iniciar conversações bilaterais com a Ucrânia, algo que não acontece desde os primeiros meses da guerra. A proposta surge depois de uma trégua pascal de 30 horas, que foi violada por ambas as partes.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui.

“Temos uma atitude positiva face a qualquer iniciativa de paz. Esperamos o mesmo do regime de Kyiv”, afirmou Putin, em declarações à televisão estatal russa.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, respondeu na sua habitual mensagem noturna: “Estamos prontos para qualquer conversa sobre como alcançar o fim dos ataques a civis”. Sublinhou ainda que espera uma resposta clara de Moscovo à proposta ucraniana de cessar-fogo.

Zelenskiy garantiu que o objetivo das reuniões desta semana em Londres, com representantes dos EUA e de países europeus, é pressionar por um cessar-fogo incondicional. Os encontros são uma continuação das conversações realizadas na semana passada em Paris.

A administração norte-americana, que lidera os esforços diplomáticos, avisou que poderá abandonar as negociações se não houver progressos nos próximos dias. O Presidente Donald Trump disse no domingo que espera um avanço ainda esta semana.

Apesar da trégua pascal anunciada por Moscovo, Kiev acusou a Rússia de continuar os bombardeamentos. Zelenskiy afirmou que as forças ucranianas estão autorizadas a responder de forma simétrica a qualquer agressão.

“O cessar-fogo será respondido com cessar-fogo, e os ataques russos serão respondidos com os nossos em legítima defesa. As acções falam mais alto do que as palavras”, declarou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+