22 abr, 2025 - 19:53 • Fábio Monteiro com Reuters
A Ucrânia está disponível para conversar com a Rússia "em qualquer formato", desde que seja alcançado um cessar-fogo e os combates parem, afirmou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, esta terça-feira, em Kiev.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui.
Zelensky indicou ainda que uma delegação ucraniana terá mandato para discutir um cessar-fogo, total ou parcial, durante uma reunião com representantes de países ocidentais, marcada para quarta-feira, em Londres.
No encontro estarão presentes responsáveis dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Ucrânia.
"Estamos prontos para registar que, após um cessar-fogo, podemos sentar-nos em qualquer formato, para que não haja becos sem saída", declarou o chefe de Estado ucraniano
Apesar da abertura ao diálogo, Zelensky alertou que "não será possível chegar a acordo sobre tudo rapidamente", devido à complexidade de temas como garantias de segurança, controlo territorial e a eventual adesão da Ucrânia à NATO.
Entre as linhas vermelhas de Kiev, está a recusa de reconhecer a anexação da Crimeia pela Rússia, em 2014. "Isso violaria a Constituição da Ucrânia", afirmou Zelensky, rejeitando qualquer concessão nesse sentido.
O líder ucraniano manifestou ainda disponibilidade para trabalhar com os Estados Unidos na reativação da central nuclear de Zaporizhzhia, atualmente sob ocupação russa, embora tenha reconhecido que não existe ainda qualquer proposta formal de Washington nesse sentido.