23 abr, 2025 - 11:07 • Daniela Espírito Santo , Raul Santos com Reuters
Um forte sismo abalou Istambul, a capital da Turquia, na manhã desta quarta-feira. Ao abalo inicial de 6.2 na escala de Richter seguiram-se vários outros sismos, num total de oito terramotos no período de apenas uma hora.
Trata-se de um dos mais fortes abalos registados na cidade - que tem 16 milhões de habitantes - nos últimos anos. Não há, para já, registo de danos ou feridos graves, mas muitos edifícios foram evacuados. As principais vias de transporte da cidade estão agora a ser inspecionadas pelas autoridades para garantir que não há estruturas danificadas.
De acordo com a Reuters, muitas pessoas abandonaram os edifícios quando o primeiro terramoto ocorreu, por volta das 09h49, hora local (10h49 em Portugal continental).
Uma apresentadora da CNN local estava em direto quando o sismo abanou o estúdio de televisão. Nas imagens, que rapidamente viralizaram nas redes sociais, é possível ver a pivôt a reagir ao sucedido e a tentar manter a calma.
Vídeos mostram momento do forte abalo na Turquia. (...)
Os primeiros resultados da Presidência de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia davam conta de que se terá tratado de um primeiro abalo de 6.2 na escala de Richter.
Ao que tudo indica o sismo inicial teve uma profundidade de dez quilómetros e registou-se ao largo do mar de Mármara.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) também já dá conta do sismo, indicando que o mesmo poderá ter tido a magnitude de 5.8 na escala de Richter.
No entretanto, outros sismos de menor intensidade foram sentidos na região. Segundo os meios de comunicação turcos, para além de Istambul outras zonas também, como Ancara ou Uşak, foram abaladas.
O Governo turco pediu, no entretanto, à população para manter a calma e se afastar de eventuais edifícios danificados. Esta sucessão de sismos acontece numa altura em que a Turquia celebra um feriado nacional.
Recorde-se que, há dois anos, a Turquia foi abalada pelo mais destrutivo sismo da sua história moderna, um abalo de 7.8 na escala de Richter que, em fevereiro de 2023, matou mais de 55 mil pessoas no país e na Síria.
[Notícia atualizada às 13h00 de 23 de abril de 2025 com mais detalhes]