24 abr, 2025 - 14:23
Um aluno terá atacado quatro jovens com uma faca numa escola em França, o que resultou na morte de uma das estudantes, relata a imprensa francesa.
Segundo avança o jornal Libération, o suspeito - entretanto detido - tem 16 anos e é aluno daquela escola secundária, a Notre-Dame-de-Toutes-Aides, em Nantes, distrito de Doulon. Pelo menos mais três alunos ficaram feridos, um deles com gravidade.
O ataque terá acontecido durante a pausa de almoço. O suspeito nasceu em 2009 e tem um perfil depressivo e terá tendências suicidas, adianta o mesmo jornal, citando uma fonte policial conhecedora do caso. O estudante "não é radicalizado nem lhe é conhecida qualquer ligação terrorista".
O Libération escreve, igualmente, que o atacante entrou em várias salas de aulas - armado com duas facas, uma faca de faça e uma faca dobrável - e atacou os alunos, acabando por ser travado pelos professores. Ter-se-á rendido depois de matar a colega, altura em que pediu aos polícias para o matarem, o que não aconteceu.
Já o Le Parisien assegura que o adolescente enviou um manifesto aos colegas - com 13 páginas - antes do ataque, onde critica o atual sistema mundial, que, entende, está a destruir o planeta, criticando o "ecocídio globalizado", a "alienação social" e a "sociedade da informação", que está a causar o que chamou de "condicionamento social totalitário".
Foi criado um perímetro de segurança à volta da escola, mas os alunos já começaram a ser retirados do espaço pelos pais. Uma conferência de imprensa foi marcada para o final do dia.
De acordo com o site desta escola particular, o estabelecimento de ensino onde aconteceu o ataque tem cerca de dois mil alunos, funcionando como jardim de infância, escola primária e secundária.
[Notícia atualizada às 16h03 de 24 de abril de 2025 para acrescentar mais detalhes]