Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

"Vladimir, basta!" Trump diz a Putin que já chega de ataques contra Kiev

24 abr, 2025 - 15:55 • Lusa

"Não estou contente com os ataques russos a Kiev. Desnecessários e em má altura. Vladimir, basta!", escreveu o líder republicano na sua rede social, Truth Social.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou esta quinta-feira os bombardeamentos russos contra Kiev, que considerou "desnecessários" e exigiu ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, que pare com os ataques.

"Não estou contente com os ataques russos a Kiev. Desnecessários e em má altura. Vladimir, basta!", escreveu o líder republicano na sua rede social, Truth Social. Na mesma mensagem, o Presidente norte-americano referiu que "5.000 soldados estão a morrer por semana".

"Vamos fechar o acordo de paz", acrescentou.

A Rússia atacou na madrugada de quarta para quinta-feira a capital ucraniana com uma barragem de mísseis e drones que durou horas. Pelo menos nove pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas no ataque mais mortífero contra a cidade desde julho passado.

A frustração de Trump está a crescer à medida que o esforço liderado pelos EUA para obter um acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia não tem feito progressos.

Na quarta-feira, Trump atacou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e acusou-o de prolongar o "campo de morte" ao recusar a entregar a península da Crimeia, ocupada pela Rússia desde 2014, como parte de um possível acordo.

Zelensky repetiu muitas vezes, durante a guerra que começou com a invasão russa em fevereiro de 2022, que o reconhecimento do território ocupado como sendo da Rússia é uma linha vermelha para a Ucrânia.

O Presidente ucraniano salientou hoje que a Ucrânia concordou com uma proposta de cessar-fogo dos EUA há 44 dias como um primeiro passo para uma paz negociada, mas que os ataques de Moscovo continuaram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+