Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Joe Biden vai estar presente no funeral do Papa Francisco no Vaticano

25 abr, 2025 - 16:10 • Lusa

Joe Biden, católico devoto, expressou regularmente o seu afeto e admiração pelo Papa Francisco.

A+ / A-

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e sua esposa Jill Biden assistirão ao funeral do Papa Francisco no sábado, revelando a assessoria do político democrata à AFP que Biden tinha uma relação particularmente próxima com o sumo pontífice.

A mesa fonte especificou que o casal viajará de forma independente e não no mesmo avião que o atual Presidente Donald Trump, que também fará a viagem para Roma.

Cerca de 50 chefes de Estado eleitos e 10 monarcas reinantes confirmaram até agora a sua presença no funeral do chefe da Igreja Católica, segundo o Vaticano.

Portugal estará representado na cerimónia pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro bem como pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

Joe Biden, católico devoto, expressou regularmente o seu afeto e admiração pelo Papa Francisco, com quem teve várias conversas oficiais e privadas, e cuja fotografia figura na Sala Oval.

O democrata tinha planeado deslocar-se ao Vaticano no final do seu mandato, em janeiro passado, para entregar pessoalmente ao chefe da Igreja Católica a "Medalha Presidencial da Liberdade", a mais alta condecoração civil dos Estados Unidos, mas teve de cancelar a viagem devido aos violentos incêndios em Los Angeles.

Para o funeral de João Paulo II, em 2005, o Presidente George W. Bush levou consigo dois antecessores: Bill Clinton e o seu pai George Bush.

O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos, após 12 anos de pontificado.

Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta e primeiro latino-americano a chegar à liderança da Igreja Católica.

A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano.

O seu corpo está desde quarta-feira em câmara ardente, a ser velado por fiéis, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O funeral está marcado para as 10h00 locais (09h90 de Lisboa) de sábado.

Portugal decretou três dias de luto nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+