Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Grande explosão em porto do Irão: mais de 500 feridos, pelo menos 4 mortos

26 abr, 2025 - 11:32 • Fábio Monteiro Ricardo Vieira, com Reuters

“A causa do incidente foi a explosão de vários contentores no porto de Shahid Rajaee", avança fonte da proteção civil. O rebentamento foi sentido e partiu vidros de janelas num raio de vários quilómetros.

A+ / A-
Explosão no porto de Bandar Abbas, no sul do Irão. Foto: Mohammad Rasoul Moradi/EPA
Explosão no porto de Bandar Abbas, no sul do Irão. Foto: Mohammad Rasoul Moradi/EPA
Explosão no porto de Bandar Abbas, no sul do Irão. Foto: Mohammad Rasoul Moradi/EPA

Uma explosão de grandes dimensões foi registada este sábado no porto de Shahid Rajaee, no sul do Irão, e foi sentida num raio de vários quilómetros.

O rebentamento provocou mais de 500 feridos e fez, pelo menos, quatro mortos, de acordo com o mais recente balanço avançado pela agência Mehr.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

“A causa do incidente foi a explosão de vários contentores no porto de Shahid Rajaee. Estamos a retirar os feridos e a transportá-los para os hospitais”, disse fonte da proteção civil local.

Na sequência da explosão as operações no porto de Shahid Rajaee foram suspensas para extinguir o incêndio, avança a agência de notícias Tasnim.

O rebentamento foi sentido e partiu vidros de janelas num raio de vários quilómetros.

A explosão aconteceu no dia da terceira ronda de negociações nucleares entre o Irão e os Estados Unidos, em Omã.

O Irão tem registado vários incidentes graves em infraestruturas energéticas e industriais nos últimos anos, frequentemente atribuídos a negligência. Entre eles, contam-se incêndios em refinarias, explosões em minas de carvão e, em 2023, um acidente durante reparações de emergência em Bandar Abbas que provocou a morte de um trabalhador.

[notícia atualizada às 13h00 com novo número de feridos]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+