27 abr, 2025 - 08:08 • Redação com Reuters
Nove pessoas morreram e muitas ficaram feridas em Vancouver, Canadá, depois de um condutor ter atropelado uma multidão num festival de rua da comunidade filipina.
O dado é avançado pela BBC, quase oito horas após o incidente. O atropelamento ocorreu pouco depois das 20h00 locais, 4h00 deste domingo em Portugal. Em conferência de imprensa realizada quatro horas após o acidente, as autoridades disseram que não revelavam números por estarem ainda a tentar contactar várias famílias. As autoridades disseram que o condutor, um homem de 30 anos, foi detido.
O atroplemaento deu-se perto da East 41st Avenue e da Fraser Street, local onde se realizava a Lapu Lapu Day Block Party, uma festividade da comunidade filipina.
"Estou devastado por saber dos acontecimentos horríveis no festival Lapu Lapu, em Vancouver, no início desta noite", declarou o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney.
O presidente da Câmara de Vancouver, Ken Sim, e o primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, David Eby, publicaram comentários semelhantes na rede social X.
Uma testemunha disse à CTV News que viu um veículo preto a conduzir de forma irregular na zona do festival, pouco antes de a multidão ser atingida.
Jagmeet Singh, líder do Novo Partido Democrático do Canadá, estava entre os participantes do evento, mas saiu minutos antes da chegada do veículo, avançou a CTV News.
"Isto é tão horrível que nem sei o que dizer", citou a CTV.