28 abr, 2025 - 13:42 • Redação
O apagão elétrico, que também foi vivido em Portugal, sentiu-se por toda a Espanha Peninsular, às 12h32 (hora local, menos uma em Lisboa). Só nas Ilhas Canárias e Baleares é que não se notou. As causas do apagão ainda não são conhecidas, mas a rede Elétrica diz estar a investigá-las.
Eduardo Prieto, diretor dos serviços de exploração da Rede Elétrica, declarou às 14h47 que o apagão é "excecional e totalmente extraordinário" e que o restabelecimento da eletricidade demorará entre 6 a 10 horas. O fornecimento começou a ser reestabelecido no norte e sul da Península Ibérica, segundo a empresa.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
O gabinete de crise do Governo espanhol reuniu-se na sede da Rede Elétrica para coordenar a resposta ao corte generalizado de energia sofrido em todo o país. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, está presente na reunião.
A Câmara Municipal de Madrid ativou o Plano de Emergência, dando prioridade ao resgate de pessoas que ficaram presas em elevadores. Já a polícia municipal está responsável pelas complicações no trânsito causadas pelas falhas nos semáforos.
O serviço de emergências 112 da Comunidade de Madrid comunicaram, através das redes sociais, que estão operacionais graças aos próprios geradores, mas pede aos cidadãos para ligarem apenas em caso de emergência.
Energia
Em Portugal, a prioridade do Governo é retomar o m(...)
O corte geral na eletricidade obrigou à interrupção de todo o tráfego ferroviário, afetou o tráfego aéreo, provocou constrangimentos no funcionamento dos transportes públicos e, em muitas zonas, os semáforos desligaram-se.
A Direção-Geral de Tráfico pediu ao público, através das redes sociais, que evite conduzir “na medida do possível”.