O Governo abre esta terça-feira mais 103 Espaços do Cidadão na rede de lojas dos CTT – Correios de Portugal. Localizam-se um pouco por todo o território nacional, com destaque para os distritos de Évora, Setúbal, Faro, Beja e Lisboa.
Os novos espaços vão complementar a oferta de atendimento criada em 2013, com 24 Espaços do Cidadão – locais onde, com uma única senha e ajuda de um funcionário,
é possível tratar de assuntos como requisição de certidões, pedido do cartão europeu de seguro de doença, renovação da carta de condução ou mudança de residência no Cartão o Cidadão.
“Até final de 2015 serão instalados mais 73 e, em 2016, mais 100”, refere fonte do gabinete do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.
Os distritos de Évora (12), Setúbal (12), Faro (11), Beja (10) e Lisboa (10) são os que recebem a maior parte dos novos Espaços do Cidadão, seguindo-se o distrito de Portalegre, com nove, Bragança e Guarda (oito cada), Viseu (seis), Viana do Castelo (cinco), Vila Real (quatro), Braga (três), Santarém (dois), Castelo Branco, Leiria e Porto (um cada).
A parceria entre o Governo e os CTT começou no final de 2013 ao abrigo de um projecto-piloto que implementou 24 Espaços do Cidadão em estações dos correios, primeiro em Lisboa e depois no resto do país.
A criação de uma rede de Espaços do Cidadão enquadra-se na Estratégia de Reorganização dos Serviços de Atendimento da Administração Pública, através do Programa Aproximar, que tem por objectivo “fazer a racionalização do território, aproveitando as potencialidades da tecnologia”.