10 dez, 2015 - 10:40
Mais de um terço dos portugueses, inquiridos através de um questionário "online", afirma que tenciona passar férias fora de casa entre o Natal e o fim de ano, a maioria dos quais (71%) em Portugal.
O estudo indica as regiões do Centro e do Norte como destino preferencial para mais de metade dos 37% de inquiridos que planeiam uma pausa fora de casa nesta época, evidenciando a importância da Serra da Estrela na captação de visitantes nacionais durante este período. Seguem-se a Madeira (13%) e o Algarve (12%).
Os turistas que viajam nesta época ficam hospedados sobretudo em casas particulares (44%) e hotéis (40%), numa estada média de quatro noites na qual prevêem gastar cerca de 215 euros (57 euros/noite).
Apesar de a maioria das pessoas ter declarado que vai ficar em casa, as intenções para viajar neste período são bastante superiores às obtidas para a população em geral face a estudos anteriores, que apontaram para incidências inferiores a 10%, o que indicia que a amostra pertence a um segmento médio-alto, com maior poder de compra e propensão para viajar.
Planos para 2016
Questionados sobre a intenção de férias fora de casa para 2016, 90% dos inquiridos manifestou este objectivo.
Trata-se de uma incidência bastante superior à da população em geral e às respostas obtidas em estudos anteriores (que apontavam para frequências na ordem dos 25%), "denotando que o segmento analisado via Facebook tem maior propensão para o consumo de produtos turísticos".
A maioria afirmou que, em 2016, pretende fazer períodos de férias curtos (83%), duas ou três vezes ao longo do ano, escolhendo preferencialmente destinos nacionais (Porto e Norte de Portugal, o Algarve e os Açores).
Quanto aos períodos de férias mais longos, três em quatro portugueses pretendem gozar, pelo menos, um período de férias fora de casa em 2016, com o Algarve (40%) no topo da lista. Antes dos restantes destinos nacionais, segue-se Espanha com 16,5% de intenções de visita, destacando-se ainda Itália, França e Reino Unido.
O estudo foi promovido pelo Instituto de Turismo (IPDT) e a agência de viagens Soltrópico. A recolha de dados decorreu pela internet, entre 15 e 30 de Novembro de 2015, com aplicação de um questionário promovido com uma campanha "online", tendo sido obtidos 531 questionários válidos.