25 mar, 2016 - 17:19
Os portugueses que morreram no acidente de quinta-feira à noite numa estrada em França eram dos concelhos de Sernancelhe, Trancoso, Cinfães, Castelo de Paiva, Pombal, Arouca e Oliveira de Azeméis (pertencentes aos distritos da Guarda, de Viseu, Aveiro e Leiria).
As autoridades francesas já concluíram a identificação dos 12 emigrantes portugueses que morreram quinta-feira à noite: dois homens tinham morada em Oliveira de Azeméis, um em Castelo de Paiva, um em Trancoso, um em Arouca, uma mulher em Pombal, existindo ainda um casal de Sernancelhe, e uma família (um casal e uma filha) e um homem, de Cinfães.
Em declarações à Renascença, o presidente da câmara de Trancoso, Amílcar Salvador, revelou ainda que a empresa proprietária da carrinha que se despistou era daquela autarquia.
“Em relação às pessoas envolvidas no acidente, o empresário da carrinha era de facto daqui do concelho. Faleceram três pessoas, uma delas, o senhor João Santos, que residia em Palhais, e duas delas que residiam numa freguesia que já pertencia ao concelho de Sernancelhe – um casal de que o senhor João era cunhado. O jovem que está hospitalizado era também natural daqui, o Ricardo”, pormenoriza.
Os corpos foram transportados para Lyon, donde serão mais tarde trasladados para Portugal.
“Foi constituído um gabinete de crise no município de Lyon, com apoio psicológico e social, para que assim que cheguem as famílias tenham apoio necessário. Estamos agora a desenvolver as diligências com as autoridades francesas para garantir a trasladação dos corpos para Portugal”, refere o secretário de Estado.
O acidente com a carrinha em que viajam vitimou 12 emigrantes que se deslocavam da Suíça (Lausanne) para Portugal, para passar a Páscoa. O desastre ocorreu na região de Lyon, numa estrada que está entre as quatro mais perigosas de França.
Dos treze ocupantes da carrinha, apenas sobreviveu o motorista, de 19 anos, agora hospitalizado.
As autoridades francesas estão a investigar as causas do acidente. Um dos factos a apurar é se a carrinha estaria preparada para transportar 13 pessoas.
[notícia actualizada às 20h28]