Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Detidos condutor e dono da carrinha onde morreram 12 portugueses

29 mar, 2016 - 18:07

Autoridades francesas vão interrogar os dois homens sobre o desastre que provocou a morte a 12 portugueses.

A+ / A-

O proprietário e o condutor da carrinha que chocou contra um camião em França, provocando a morte de 12 portugueses, foram detidos para interrogatório, avança a imprensa francesa.

O condutor, um português de 19 anos, foi o único sobrevivente do desastre ocorrido na passada quinta-feira à noite, na estrada nacional 79, perto de Lyon, na localidade de Moulins, departamento de Allier, no centro de França. A viagem tinha começado na Suíça.

O jovem fracturou um pulso e ficou em estado de choque em resultado do violento acidente. Após ser operado, foi transferido para uma ala psiquiátrica.

O proprietário da carrinha acidentada é o tio do motorista, que também foi agora detido para ser interrogado pelas autoridades francesas, que abriram uma investigação ao caso, adianta a edição online do jornal "La Montagne".

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro já tinha avançado, esta terça-feira, que Portugal accionou a protecção consular para o condutor e para o proprietário da carrinha envolvida no acidente.

Segundo José Luís Carneiro, s autoridades inclinam-se para a ideia de que houve uma manobra perigosa, resultante de uma ultrapassagem a um ou mais veículos.

"Não tenho conhecimento das conclusões do inquériro mas as informações apontam no sentido de poder ter existido uma manobra perigosa. Vamos aguardar pelas conclusões do relatório e apuramento das circunstâncias e eventuais responsabilidade", vincou o secretário de Estado, escusando-se a adiantar mais pormenores.

Os corpos dos 12 emigrantes portugueses começaram esta terça-feira a ser trasladados para Portugal. Entre as vítimas está uma menina de sete anos.

A viagem está a ser realizada em carrinhas funerárias, que se dirigem para as terras de origem das vítimas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Magalhaes
    30 mar, 2016 lisboa 12:36
    Enfim, agora toda a gente julga mas continuamos a ver na estrada pessoas a avisarem onde está a policia e radares, publicações no Facebook a avisar onde está a policia e os radares, pessoas indignadas porque os radares estão escondidos e é uma caça à multa e acima de tudo condutores sem civismo nenhum, falar ao telemóvel, velocidade excessiva, condução perigosa quando para mim a policia devia ser muito mais rigorosa, esconder mais radares e multas pesadas para quem não vai concentrado na condução ( falar ao telemovel, enviar sms, ir a ler, comer com uma mão e conduzir com a outra, etc. )
  • Xavier
    30 mar, 2016 Coimbra 00:12
    E um acidente ,muito trágico lamento este final muito triste ,estes senhores tanto o proprietário como o condutor estão em maus lençóis,lamento tudo o que aconteceu ninguém está livre de uma tragédia destas. As minhas sinceras condolências.
  • AP
    30 mar, 2016 Portugal 00:11
    Para o amigo JOSE CASTANHEIRO: e o taxista que hoje à tarde me queria mostrar à força como era o código nas rotundas há 10 anos atrás? não era da Uber mas se eu não me tivesse arredado com uma guinada também podia ter provocado qualquer coisa...
  • Rui Queijocas
    30 mar, 2016 Granho 00:11
    Angela Cristina tenho uma dúvida...A partir de que idade se torna legal conduzir um veículo de 6 lugares com 12 pessoas. Tenho 12 anos de carta, se calhar já posso levar legalmente 10 pessoas na minha mota
  • JULIO PRECATADO
    29 mar, 2016 SALVATERRA DE MAGOS 23:41
    As minhas mais sinceras condolências a todos os familiares destas doze pessoas que perderam sua vida neste trágico acidente. Se me é permitido, quero fazer um reparo à forma como se brinca com a vida dos outros. Em que condições viajavam essas pessoas num percurso tão grande? Ao jovem condutor quero desejar-lhe que recupere deste momento trágico o que não será muito fácil pois é um caso que deixa marcas profundas. Tenho setenta e cinco anos com cinquenta de carta de condução e sei o que é a estrada. Temos que ter muito cuidado e o muito será sempre pouco. Um carro ligeiro com treze pessoas e ainda um reboque, requer muita experiência e muito cuidado. Felicidades
  • Bela
    29 mar, 2016 Coimbra 23:36
    Os meus pêsames aos familiares. Infelizmente a ganância de uns e a sovinice de outros deu mau resultado. O que me espanta... é pensar que se no local de emprego ou transportes públicos normais, se os obrigarem a andar enlatados, provavelmente protestavam. Mas não se importam de por as suas vidas em risco só para poupar. Tenho familiares no estrangeiro, sem bem que gostariam de vir cá mais vezes, felizmente têm tido o bom senso de o fazer de modo mais seguro. Um acidente pode acontecer em qualquer circunstância, mas senhores por favor deixem de andar em vida "dentro de caixões" ambulantes.
  • jose castsnheiro
    29 mar, 2016 pontinha 22:10
    Esta tragédia também poderá acontecer com a plataforma uber que fazem este tipo de serviço à margem da lei é de lamentar
  • estranho!
    29 mar, 2016 Santarém 22:07
    Sobretudo o proprietário da carrinha merece uma pena de prisão pesada e pelos vistos isto trata-se de ex-emigrantes que por cá actuam à sua maneira e não compreendo como as autoridades não se apercebem da situação, tudo isto é muito estranho para mais quando são normalmente rigorosos para com os outros e esta gente anda por aí com carros alterados sem que ninguém se aperceba.
  • Francisco
    29 mar, 2016 Fernão Ferro 21:39
    ...PENA pesada, O MAIS POSSÍVEL, para ambos, principalmente para o proprietário, pois, gente como ele, não olham a meios para encher a conta bancária!...O condutor, devia ter tido a consciência de não ter alinhado...
  • Jose Santos
    29 mar, 2016 Suiça 21:17
    Sou Português emigrante na Suiça, sinto imensa pena das pobres pessoas que perderam a vida por um erro de alguèm, por culpa do proprietario que alterou o tipo da veìculo por culpa de um jovem nao abilitado à conduçao do mesmo!! Jà viagei da mesma forma à 20 anos atràs e as condiçoes nao eram melhores. Aceitamos porque o preço por vezes è conveniente e levam-nos à porta de casa com varias mercadorias. Estamos no seculo 21 mas para muitas pessoas Portuguesas andar de aviao ainda è uma coisa muito complicada e a escolha cai para as "carrinhas". Sr. Josè Luis Carneiro, perante um acontecimento do genero estes senhores nao merecem protecçao consular coisa nenhuma, sinto-me triste e com raiva porque para ganharem mais uns euros fizeram 12 VITIMAS e destruiram muitas familias. Por fim, queria sò queria dar os meus mais sinceros sentimentos a todos os familiares.

Destaques V+