29 mar, 2016 - 18:07
O proprietário e o condutor da carrinha que chocou contra um camião em França, provocando a morte de 12 portugueses, foram detidos para interrogatório, avança a imprensa francesa.
O condutor, um português de 19 anos, foi o único
sobrevivente do desastre ocorrido na passada quinta-feira à noite, na estrada
nacional 79, perto de Lyon, na localidade de Moulins, departamento de Allier,
no centro de França. A viagem tinha começado na Suíça.
O jovem fracturou um pulso e ficou em estado de choque em resultado do violento acidente. Após ser operado, foi transferido para uma ala psiquiátrica.
O proprietário da carrinha acidentada é o tio do motorista, que também foi agora detido para ser interrogado pelas autoridades francesas, que abriram uma investigação ao caso, adianta a edição online do jornal "La Montagne".
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro já tinha avançado, esta terça-feira, que Portugal accionou a protecção consular para o condutor e para o proprietário da carrinha envolvida no acidente.
Segundo José Luís Carneiro, s autoridades inclinam-se para a ideia de que houve uma manobra perigosa, resultante de uma ultrapassagem a um ou mais veículos.
"Não tenho conhecimento das conclusões do inquériro mas as informações apontam no sentido de poder ter existido uma manobra perigosa. Vamos aguardar pelas conclusões do relatório e apuramento das circunstâncias e eventuais responsabilidade", vincou o secretário de Estado, escusando-se a adiantar mais pormenores.
Os corpos dos 12 emigrantes portugueses começaram esta terça-feira a ser trasladados para Portugal. Entre as vítimas está uma menina de sete anos.
A viagem está a ser realizada em carrinhas funerárias, que se dirigem para as terras de origem das vítimas.