11 abr, 2016 - 08:18 • Fátima Casanova
Em média, por dia, são mais de mil os contribuintes que contactam a Deco por causa do IRS e a maioria das dúvidas está relacionada com o anexo H, referente aos benefícios fiscais e deduções. Afinal, onde estão as despesas comunicadas durante o ano no Portal das Finanças? E são tidas em conta quando o contribuinte faz a simulação? A Renascença foi à procura das respostas.
As despesas gerais familiares e as relativas à dedução de IVA por exigência de factura não aparecem na declaração de IRS, mesmo que o contribuinte opte pela declaração pré-preenchida, e nem tão pouco pode adicionar esses valores. Mas, em resposta à Renascença, a Autoridade Tributária (AT) garante que essas despesas registadas no Portal das Finanças são tidas em conta quando o contribuinte clica na opção para simular e fica a saber qual o acerto de contas que terá de fazer com o fisco.
O simulador da AT não permite, no entanto, fazer vários tipos de simulação em simultâneo, como por exemplo, o IRS em separado para os casados ou entrega conjunta para rendimentos de categorias diferentes, mas essas respostas estão disponíveis no portal da Deco “IRS sem custo”.
Agora já sabe. No anexo H não constam as despesas gerais familiares nem as relativas à dedução de IVA, mas estas despesas são tidas em conta quando é feita a simulação antes de entregar a declaração de IRS referente a 2015.
A entrega, pela internet ou em papel, decorre durante o mês de Abril, para os trabalhadores dependentes e pensionistas. Para os outros contribuintes, a entrega decorre durante o mês de Maio.
Finanças alertam para browsers
O aviso chegou das próprias Finanças. Se está a pensar entregar o IRS do ano passado pela Internet, saiba que já não é possível fazê-lo através dos browsers Google Chrome ou Microsoft Edge.
As versões mais actuais daqueles browsers já não suportam a tecnologia Java utilizada pelo portal das Finanças.
Em alternativa, os contribuintes podem utilizar o Internet Explorer, o Safari ou o Mozilla Firefox, que podem ser descarregados de modo gratuito.