Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Corrida às repartições de Finanças para pedir senha na hora

28 abr, 2016 - 07:25 • Fátima Casanova

Para além das filas e do tempo de espera, muitos contribuintes saem com as mãos a abanar porque não conseguem obter a senha provisória de acesso ao portal.

A+ / A-

Na recta final para a entrega da declaração de IRS, a falta de senhas de acesso ao portal das Finanças na internet está a provocar uma corrida às repartições. Os contribuintes procuram uma senha provisória de acesso ao portal, a chamada senha na hora.

A situação está a provocar constrangimentos nos serviços, admite Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos. “Há um grande fluxo de pessoas a usar os serviços. Estamos a registar filas enormes, porque há muita afluência”, aponta.

Para além das filas e do tempo de espera, muitos contribuintes saem das repartições de mãos a abanar porque não conseguem obter a senha provisória de acesso ao portal.

Isto mesmo pôde constatar a Renascença depois de uma ronda por várias repartições na zona de Lisboa, onde foi dito que estão esgotadas.

A situação leva Paulo Ralha a defender um adiamento do prazo para a entrega da declaração de IRS. “Se as pessoas, devido a esta circunstância, não conseguirem entregar a sua declaração de IRS, eventualmente ter-se-á que proporcionar mais alguns dias e adiar os prazos para que as pessoas possam cumprir as suas obrigações, porque neste caso a responsabilidade não é dos contribuintes”, defende.

A dois dias do fim do prazo para a entrega da declaração de IRS, há repartições sem senhas provisórias para que os contribuintes possam entregar a sua declaração através da internet.

Em resposta à Renascença, a Autoridade Tributária garante que tanto o pedido de senha para novos utilizadores como para a recuperação da senha estão a funcionar sem constrangimentos. Relativamente à dificuldade em obter uma senha provisória, também não reconhece dificuldades.

Ao contrário dos anos anteriores, onde havia um prazo diferente para a entrega do IRS em papel e pela internet, em 2016 existe apenas um prazo de entrega, independente do formato.

- Categorias A e H (Trabalhadores que auferem rendimentos exclusivamente por conta de outrem e/ou pensões): entre 1 e 30 de Abril de 2016.

- Restantes categorias (Trabalhadores independentes e restantes casos não previstos na situação anterior): entre 1 e 31 de Maio de 2016.


[notícia actualizada às 9h00 em relação às datas de entrega]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Gisa
    28 abr, 2016 Cascais 16:19
    É uma tristeza! Este país sempre foi o do "deixa andar". Se calhar estes são aqueles que têm de pagar imposto, depois da liquidação, por isso deixaram para o fim. Os outros que refilam esquecem-se que este ano o Orçamento foi aprovado muito mais tarde, se calhar porque esses nem votaram ou votaram mal por ignorância.
  • Bruno
    28 abr, 2016 Albano 14:27
    Pergunta simples: O que andaram a fazer durante três semanas e meia? Houve avisos, noticias... o que andaram a fazer? À espera do fim de semana prolongado para bronzear o rabo no Algarve? Se sabem que esta altura é a entrega do IRS, o que andaram a fazer até agora? A pensar na morte do bezerro, de certeza.
  • Fernando Luis
    28 abr, 2016 Valongo 12:19
    Este é um email que estamos a enviar aos partidos politicos e à comunicação social, porque os nosso governantes estão a mentir: Este email tem como objectivo alertar para o facto sobre o REEMBOLSO DO IRS. Em primeiro lugar todos nós sabemos que o prazo do REEMBOLSO DO IRS decorre até ao dia 31/07. Mas o senhor Secretário dos Assuntos fiscais garantiu que tudo estava a decorrer com normalidade e que o reembolso ia ser feito em 20/25 dias, e que não ia haver atrasos, o que não corresponde à verdade. Eu gostaria que o partido, apesar de ser um dos partidos que suporta o governo, indagasse o seguinte: 1. Sendo que pessoas que entregaram o irs a 30-03-2016 e declarada certa( sem qualquer divergência) a 1-04-2016 e a sua declaração continua apenas como validada( ou seja os calculos do reembolso ainda não foram feitos) outras pessoas que submeteram a 31-03-2016, e certa a 1-04-2016, já receberam o reembolso na sua conta bancária, qual o critério para isto acontecer? 2. Sendo que os contribuintes validaram as suas faturas no portal das finanças, a entrega do reembolso não devia ser mais célere? Vou deixar aqui um link de um grupo do Facebook que vai ajudando os contribuintes a esclarecer qualquer dúvida, e alguém do partido poderia aderir, para verificar o quanto as pessoas estão indignadas e revoltadas com esta situação, porque nos anteriores os atrasos que se deviam era a quem tinha divergências, sendo que este ano com as faturas comunicadas no portal as coisas deviam ser
  • Ze
    28 abr, 2016 Lisboa 10:09
    O TUGA SÓ TEM É FUTEBOL E PRESUNTO NOS C*RNOS! DEPOIS QUEIXAM-SE QUE O SISTEMA ESTÁ LENTO E NÃO ACEITA A DECLARAÇÃO...! MULTA PESADA PARA ESSES MALANDROS E AO PEDIR A SENHA NA HORA DEVIAM COBRAR 100€ POIS ESTÃO FUNCIONÁRIOS A PERDER TEMPO COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE!
  • Carmen Marques
    28 abr, 2016 Vila Nova de Gaia 10:04
    A verdade é que já estou à espera de nova senha 3 semanas e ainda não recebi nada
  • Anti-Tuga
    28 abr, 2016 Outro Planeta 09:43
    Tuga no seu melhor...tudo para a última da hora. Depois vêm sempre com a conversa de adiar. Se dessem 1 ano para entregar, acontecia exatamente o mesmo. Acordem, suas múmias...
  • Tuga observador
    28 abr, 2016 Santarém 09:17
    A senhora jornalista devia ter mais atenção ao que escreve... " A dois dias do fim do prazo para a entrega da declaração de IRS..." ; "Deixou de haver prazos diferentes para quem entrega a declaração em papel e em suporte electrónico, decorrendo entre 15 de Março e 15 de Abril a primeira fase para os contribuintes com rendimentos da categoria A e da H (trabalho dependente e pensões) e de 16 de Abril a 16 de Maio para os rendimentos das restantes categorias." Isto de fazer "copiar " e "colar" de artigos antigos, tem destas coisas... Há muito que se sabe que os prazos foram alterados para 1ª fase - de 1 a 30 de abril e 2ª fase - de 1 a 31 de maio... Mais atenção, por favor... Quanto à notícia, mais do mesmo... O Português deixa sempre tudo para a última... Um mês inteiro para pedir senha e só no final do prazo é que vai a correr pedir uma provisória... Não acredito que haja adiamento de prazo. As pessoas têm que ter responsabilidade! Estamos a dia 28 e o prazo de entrega começou no dia 1 (oficialmente, pois já se conseguiu entregar a 30 de março).
  • Margarida silva
    28 abr, 2016 Santa Maria da feira 09:04
    Numa semana não. .. a senha en 3 dias está em casa. É mesmo à português. Deviam apanhar multas para aprender. Qual alargamento do prazo qusl quê? Um mês não chega? Se dessem dois ia ser igual! Já agora retifiquem o texto porque está errado. Não é de 15 de março a 15 de abril mas sim durante todo o mês de abril para categoria a e h e durante todo o mês de Maio para as restantes e não como dizem de 15 de abri a 15 de maio.
  • Mario
    28 abr, 2016 Lisboa 09:00
    Há anos que se pode pedir senhas, agora a dias do fim do prazo para entrega do IRS é que vao a correr, e depois a culpa não é dos contribuintes ? Grande LOL !!!
  • Daniel
    28 abr, 2016 Lisboa 08:40
    Há gente burra... um mês inteiro, só agora se lembram.

Destaques V+