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Respeita o sinal STOP? Um em cada seis portugueses não

11 mai, 2016 - 17:48

Muitos portugueses “desrespeitam um dos sinais mais importantes do Código da Estrada”.

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A Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) concluiu que, em média, um em cada seis condutores não respeita o sinal STOP e força a entrada numa via onde estão outros veículos a circular.

As conclusões da PRP, divulgadas esta quarta-feira, surgem após ter analisado dois cenários distintos de condutores perante o sinal STOP: os que se aproximam do sinal e não têm carros a circular na via onde pretendem entrar e os que se deparam com veículos em circulação.

No caso da aproximação a um sinal STOP onde não eram visíveis veículos a circularem na via, a PRP constatou que 15% dos 1.181 condutores respeitaram o Código da Estrada e os restantes automobilistas apenas abrandaram, comportando-se como se estivessem na presença de um sinal de cedência de passagem.

Em situações em que se depararam com veículos em circulação na via onde pretendiam entrar, dos 672 veículos observados, cerca de 120 condutores não cederam a passagem e forçaram a entrada na via, obrigando veículos com prioridade a alterar a sua marcha, reduzir a velocidade ou até mesmo parar.

O presidente da PRP, José Miguel Trigoso, considera estes comportamentos “muito graves” e diz que mostram que demasiados portugueses “desrespeitam um dos sinais mais importantes do Código da Estrada”. É necessário “reeducar os condutores no sentido de evitar graves acidentes que podem ser causados por esta infracção”, defende Trigoso.

Citando dados da PSP, a RPP refere que, em 2015, aquela força de segurança multou 3.141 condutores por infracção à paragem obrigatória.

Comentários
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  • Artur
    12 mai, 2016 Braga 07:01
    o individuo que esta a levantar este pormenor do STOP deve ser o que menos o respeita . Estava tão bem calado .
  • José Matias
    12 mai, 2016 Coimbra 02:04
    Para mim o problema resume-se nesta frase: Os sinais para serem respeitados têm de ser respeitáveis. Quando a PRP, a ANSR, PSP, GNR e autarquias fizerem um levantamento exaustivo dos sinais de STOP que não têm a mínima razão de existir, substituindo-os por sinais de cedência de passagem, estou convencido que os condutores vão respeitar os restantes.. Até lá a maior parte das vezes prestam-se tão só à caça à multa e em nada contribuem para a segurança rodoviária. Alguém tem dúvidas ??!!????
  • José Silva
    12 mai, 2016 Lisboa 01:00
    Existem locais com sinal STOP onde não faz sentido parar completamente, porque se percebe imediatamente que a entrada na via não vai perturbar de todo a circulação, seja porque não existem viaturas a circular seja porque estão a uma distância muita elevada. Parar e arrancar de novo nestes casos é um mero desperdício de combustível.
  • Fausto
    12 mai, 2016 Lisboa 00:25
    9 em cada 10 não mete o pisca, 9 em cada 10 não mete água no para brisas, 9 em cada 10 não virifica o ar dos pneus...
  • joao teixeira
    11 mai, 2016 vila real 23:43
    Pois é, bem verdade. O exemplo vem desde logo dos profissionais: autocarros de passageiros, camiões, etc., nunca param! Porque não acrescentar ao sinal - em inglês!? - a palavra PARE?! em português de lei.
  • EU
    11 mai, 2016 23:11
    Desculpem lá mas a RR cometeu cá uma gralha do tamanho da Torre dos Clérigos. "Um em cada 6 nãorespeita"? Ou seja; 5 em cada 6 respeita? NÃO ACREDITO! Aonde é que fizeram o estudo? Já sei foi em Vale de Cabras! Eu por acaso nunca parei num STOP em Vale de Cabras! É que há lá com cada uma!
  • António
    11 mai, 2016 Porto 22:42
    Se fossem analisadas todas as "aberrações" de sinais de STOP e não só, concluíamos metade deles podiam ser retirados, não se justificam. EX: Estradas onde passa 1 veiculo de hora em hora, estradas com muita visibilidade, ou "caça à multa" Etc... Porque não por Ex: Fiscalizar aqueles ciclistas que vão na via pública a conversar ocupam toda a via e lavam 5, 6..10 condutores atrás de si a 10Km hora???...Passou a linha continua???....Vai a tribunal fica sem carta e ao ciclista nada acontece?...Há sinais de STOP que são perfeitas aberrações...
  • MAMM
    11 mai, 2016 liSBOA 22:39
    Oh Duarte Marques tudo o que diz é verdade. Agora essa desde que o PS têm a presidência é mesmo para gozar. Ou você recuperou da cegueira ou não viveu em Portugal nos últimos anos. Repare que não estou a defender nenhum político mas já agora a culpa ainda é do Sócrates.
  • armando martins
    11 mai, 2016 santarem 22:28
    engraçado a ipocrisia que reina neste pais se 5 em seis assumissem e que seria a verdade.
  • Duarte Marques
    11 mai, 2016 Lisboa 22:25
    Eu respeito toda a sinalização. Em Lisboa, tudo o quem é proibido, é permitido. Tudo o que é permitido não é cumprido. A capital de Portugal, desde que o partido socialista tem a presidência, mais parece uma capital do terceiro mundo. Percorro a capital, há quinze anos , de uma ponta a outra e nunca vi a cidade neste caos e anarquia. 99% dos condutores não param no stop, dolosamente; 48% não param no sinal vermelho, dolosamente; 75% não cumprem as regras de prioridade . E o estacionamento? Nunca se viu tantos veículos em cima das passadeiras; Nunca se viu tantos veículos em cima dos passeios; Nunca se viu tantos veículos nas paragens dos autocarros. Para não falar dos veículos em sentido contrário, em segunda e terceira fila, nas rotundas e em tudo que é proibido. Querem exemplos? Vejam a avenida dos Lusíadas , junto ao colombo; a rotunda do colombo; a rua dr. João couto, junto à Lusa; todo o espaço entre a RTP e ISEL. São apenas alguns exemplos. Já agora , as corridas que se fazem dentro de Lisboa, as apostas que se fazem para ver quem passa mais sinais VERMELHOS. Quem são os responsáveis para que isto aconteça? a onde estão os policias municipais e os outros agentes? Há! eles não precisam de produzir, pois têm o ordenado certo. Só trabalham nos gratificados ou então andam a passear no colombo. Os privados que trabalhem quarenta ou mais horas por semana. Não é isso que o atual governo diz e faz?!

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