Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Arquivo Histórico Militar disponível em nova plataforma online

09 ago, 2016 - 17:23

Relatórios e cartografias dos teatros de operações, relações de baixas de guerra, correspondência pessoal e institucional, materiais e veículos utilizados, milhares de fotos. Há de tudo um pouco ao dispor de qualquer cidadão.

A+ / A-

O Arquivo Histórico Militar está disponível ao público através de uma nova plataforma online, divulgou esta terça-feira hoje a Universidade do Minho (UMinho), entidade responsável pelo software (Archeevo) que gere e preserva os conteúdos.

Segundo um comunicado da UMinho, aquele arquivo, acessível por qualquer cidadão, agrega "informação alusiva a relatórios e cartografias dos teatros de operações, baixas de guerra, projectos contra agressões externas, inimigos presos, correspondência pessoal e institucional, autos sobre conduta das tropas, materiais e veículos utilizados, milhares de fotos (desde figuras ilustres a soldados), propaganda pitoresca das Colónias/Ultramar e registos satíricos", entre outros.

Aquela aplicação informática, refere o texto da Universidade do Minho, é "imprescindível para o acesso e a recuperação dos fundos do Arquivo e para a disponibilização e divulgação da memória do Exército e de Portugal", segundo o subdiretor do Arquivo Histórico Militar, Capitão Cunha Roberto.

"É essencial que os ‘softwares’ de gestão de informação, além de cumprirem o conjunto normativo de descrição, disponibilização e preservação dos objectos digitais, acrescentem mais-valias que respondam efectivamente às necessidades das pesquisas dos utilizadores e de quem trabalha no ‘backoffice’", acrescenta o responsável.

Segundo a academia minhota, "a ferramenta permite uma leitura rápida, eficaz e descentralizada dos documentos, bem como a preservação destes, evitando assim o seu excessivo manuseamento e reprodução" assim como "uma maior agilidade para cruzar fontes e explorar novas temáticas de estudo".

A UMinho esclarece ainda que a origem do Arquivo Histórico Militar, criado na reforma republicana de maio de 1911, remonta ao arquivo do Conselho de Guerra, nascido em 1640 e considerado o primeiro arquivo militar português.

Em 1736, este passou para a alçada da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra e, com a extinção do Conselho de Guerra em 1834, todo o espólio foi reunido no palacete do Pátio das Vacas em Belém.

No final da guerra civil, o chamado Arquivo Militar recebeu novas incorporações, como os arquivos do Governo Constitucional nos Açores e das ex-Inspecções Gerais de Infantaria e Cavalaria, entre outros.

Seguiu-se um período de mudanças sucessivas de espaço, desde o Palácio da Ajuda, o Jardim Botânico, a antiga refinação do salitre de Alcântara e o Palácio dos Condes de Resende, fixando-se a partir de 1951 na ala leste do edifício do Estado Maior do Exército, em Santa Apolónia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Abreu
    06 mar, 2025 Cartaxo 11:35
    não se consegue entrar na nova plataforma militar
  • Carlos Alberto Bapti
    20 mai, 2024 V.N.Gaia 16:48
    Recebi um louvor do General Luz Cunha em Angola.tenho direito a um suplemento de reforma.
  • Laura dos Santos
    04 fev, 2024 Lisboa 17:18
    Preciso de saber o meu NIM, onde é que será possível obter esta informação?
  • Venceslau Cacilhas
    09 nov, 2023 Sines 12:21
    como á pouco enviei um mail a pedir o meu numero mecanográfico mas não disse a unidade onde fiz o serviço militar R.I.A 2 Abrantes obrigado
  • Venceslau Cacilhas
    09 nov, 2023 Sines 12:06
    bom dia necessito de saber o meu numero mecanográfico para afins da segurança social para tratar da minha reforma sou do primeiro turno de 1981 a maio de 1982 ----- data de nascimento 11-10-1960 o meu muito obrigado
  • Carlos M B Simoes
    14 jun, 2023 Lisboa 08:49
    Bom dia , necessito que emitam um documento dos descontos realizados por mim, para a segurança social das forças armadas, entre o ano de 1983 e 1988. Necessito dessa informação para entregar na segurança social, para ser considerado no valor final da pensão de reforma. Obrigado , aguardo resposta
  • Diniz Vale
    05 mai, 2023 Almeirim 10:22
    Bom dia, preciso de saber o meu NIM. acentei praça no dia 03-03-1980 no Regimento de Comandos na Amadora Diniz Alberto Freire de Menezes Feio Vale obrg.
  • BALTASAR VIEIRA RODR
    25 jan, 2023 CINFÃES 10:16
    BALTASAR VIEIRA RODRIGUES, NIF.178 254 193, PORTADOR DO C.C. 08029030 2 ZW1, NASCIDO EM 27.12.1950 NA FREGUESIA DE FERREIROS DE TENDAIS DO CONCELHO DE CINFÃES E RESIDENTE NA RUA DE COVAS, 324 -4435-655 BAGUIM DO MONTE, DESEJANDO SOLICITAR O SEU CARTÃO DE EX-COMBATENTE NA GUINÉ, ONDE ESTEVE ENTRE 1971 E 1973, SOLICITAR INFORMAÇÃO DO SEU NUMERO MECANOGRÁFICO PARA COLOCAR NO RESPECTIVO REQUERIMENTO. PEDE DEFERIMENTO PORTO, 25 DE JANEIRO DE 2023 BALTASAR VIEIRA RODRIGUES
  • Filipe Manuel Baptis
    17 jan, 2023 Abrantes 13:00
    Preciso saber o meu número mecanografico da tropa. Acentei praça no terceiro turno 1978 em Santarém
  • Francisco E. P. Mota
    16 set, 2022 Vila Real 08:02
    Como saber o meu nº mecanográfico

Destaques V+