02 ago, 2017 - 00:58
Tirar o cartão de cidadão pode demorar horas, devido a falhas no sistema e insuficiente capacidade de resposta, alerta a Associação Sindical dos Conservadores dos Registos, com o Governo a admitir problemas mas a dizer que já foram resolvidos.
"Neste momento a situação encontra-se resolvida apesar dos tempos de espera continuarem demorados pela afluência de pedidos que ficaram pendentes nos dias anteriores e pelo período especial de férias e visita de emigrantes que aumentam a procura", refere um comunicado do Ministério da Justiça.
A Associação Sindical, numa carta enviada ao primeiro-ministro e hoje tornada pública, diz que a 17 de Julho foi imposta aos serviços "uma nova versão do sistema aplicacional do Ciclo de Vida do Cartão do Cidadão", e que "dadas as inúmeras falhas" da nova versão os balcões foram informados uma semana depois da "indisponibilidade do sistema", determinando o seu funcionamento "offline".
Com o aumento da procura e com as aplicações informáticas a não funcionarem, os cidadãos aguardam "horas a fio" para serem atendidos, com pessoas a esperarem "duas, quatro e até seis horas" para serem atendidas, diz-se na carta.
O Ministério da Justiça, no comunicado, reconhece que houve, nos últimos dias, lentidão na resposta aos pedidos do Cartão de Cidadão, "que sofreram um anormal aumento dos tempos de atendimento".
A demora actual deve-se aos pedidos que ficaram pendentes e ao aumento da procura, por norma cerca de 30% superior nos meses de Julho e Agosto. Nos restantes meses os pedidos diários rondam os 8.000 a 8.500, podendo chegar aos 15.000 nos dois meses de Verão, segundo os números do Ministério.
Em Lisboa, onde há a maior procura do Cartão de Cidadão, nos primeiros seis meses o tempo médio de espera "não ultrapassou os 45 minutos", diz-se no comunicado.
E explica-se que o que aconteceu há duas semanas foram "limitações na disponibilidade do sistema", em determinados locais de atendimento, "devido à implementação programada de actualizações com vista à entrada em vigor, no próximo dia 1 de Outubro, da nova lei do Cartão de Cidadão".