08 set, 2020 - 15:29 • Olímpia Mairos
A plataforma de inscrições para o Painel Serológico Nacional COVID-19 está em baixo. A situação foi reportada à Renascença por diversos ouvintes e internautas que tentaram inscrever-se como voluntários e não conseguiriam.
Fonte do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) disse à Renascença que o problema se deve à “grande afluência do número de pessoas que tentou aceder desde esta manhã”, indicando que estão a tentar resolver a situação para que “nas próximas horas a plataforma volte a estar operacional”.
A linha de apoio (808 100 062) também não está a funcionar.
No site do iMM pode ler-se que a plataforma “encontra-se momentaneamente em baixo devido à elevada afluência. Solicitamos que tente aceder mais tarde para efetuar a sua inscrição”.
O Painel Serológico Nacional COVID-19 pretende determinar a proporção da população residente em Portugal que desenvolveu anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, através da realização e análise de testes serológicos, de forma a estimar a prevalência da infeção, para uma amostra total de 12 mil voluntários, estratificados por região e grupo etário.
O projeto junta epidemiologistas, imunologistas, microbiólogos e virologistas do Instituto de Medicina Molecular e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa aos especialistas em estatística da PORDATA, que serão responsáveis pelo cálculo da amostra.
As colheitas de sangue e os testes serológicos serão efetuados no Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, também parceiro deste estudo, que dispõe de 314 postos de colheita distribuídos pelos 102 municípios participantes.
O estudo decorrerá entre 8 de setembro e 7 de outubro de 2020.