Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Federação Académica do Porto lança carta de medidas para a Europa

28 mai, 2024 - 13:38 • Redação

O documento foi enviado para todos os partidos.

A+ / A-

Mobilidade, investigação, habitação e emprego. São estes os pontos fundamentais da carta de medidas para a europa divulgada esta terça feira pela Federação Académica do Porto (FAP).

Entre as propostas para a mobilidade está a "criação de apoios específicos para a realização de mobilidade internacional". À Renascença, o presidente da FAP, Francisco Porto Fernandes, fala no caráter essencial da medida para combater desigualdades.

"Muitas vezes os estudantes não vão [estudar para outros países] por motivos económicos ou financeiros, e sabemos que a mobilidade dá inúmeras oportunidades e por isso nós temos que combater estas desigualdades", defende.

"Portugal ainda tem um nível muito baixo de estudantes a fazer programas de mobilidade, apenas 2%, quando a média europeia é de 4%", acrescenta o chefe da Academia do Porto.

Esta também é uma realidade no que toca à Investigação e Desenvolvimento (I&D). Em Portugal, o investimento em I&D é o equivalente a 1,73% do Produto Interno Bruto (PIB), abaixo do objetivo de 3% fixado para os paíse da União Europeia (UE). Para ver crescer este valor, Francisco Fernandes defende que seja criado um "mecanismo de recuperação" para apoiar os estados membros que não cumprem com a meta mínima.

Existem ainda diversas propostas ligadas às condições de vida dos jovens portugueses. A Academia do Porto defende que o parque habitacional público seja alargado para os 5% do total, através da construção com recurso a parcerias publico-privadas. Quer ainda baixar o número de jovens "nem nem": que não trabalham nem estudam por falta de oportunidades na sua área. "Compreende-se que um jovem que estudou a vida toda, não queira de um dia para o outro desistir da sua área e trabalhar num outro ramo de atividade", aponta. Apresenta como solução a fortificação de programas já existentes como o Bridge for Jobs e Youth Guarantee para incentivar a contratação de jovens e do acesso a estágios remunerados.

O Presidente da FAP revelou ainda que o documento foi enviado a todos os partidos políticos, cujos eurodeputados espera que "possam ter em atenção as prioridades dos estudantes da Academia do Porto".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+