04 jul, 2024 - 13:19 • Daniela Espírito Santo , João Malheiro
Uma pessoa morreu numa explosão registada esta quinta-feira numa empresa instalada no campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa, no Monte da Caparica, confirmou a Renascença junto de fonte da Proteção Civil de Setúbal.
Além da vítima mortal, que teria 25 anos, há dois feridos a lamentar, um deles encontra-se em estado grave, confirmou a mesma fonte.
O ferido grave já foi transportado para o Hospital Garcia da Orta e terá "sofrido doença súbita", não estando "diretamente relacionado com a explosão".
O incidente aconteceu num contentor de testes da empresa Omnidea dentro de outra empresa, a YDreams, que, por sua vez, se situa dentro do referido campus universitário.
"Este incidente ocorreu no contexto de uma empresa. Fomos informados que quatro funcionários estavam envolvidos. Foi uma explosão. E que, lamentavelmente, um dos funcionários faleceu", disse José Paulo Santos, diretor do Conselho Científico da Faculdade, em declarações à Renascença.
Ao que tudo indica, a explosão terá acontecido num contentor que efetua testes de pressão de material aeroespacial, avançou inicialmente a Proteção Civil à Renascença. O cenário de explosão de gás também está em aberto.
À Renascença, a assessora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) explica que a "área afetada é periférica e afastada da zona utilizada pelos estudantes, docentes, investigadores ou funcionários, sendo explorada por várias empresas privadas e com funcionamento independente da NOVA FCT".
A faculdade, que está a colaborar com as autoridades, lamentou "a existência de uma vítima mortal decorrente da explosão" e expressou "os sentimentos à família".
No site da Proteção Civil, há a indicação de uma explosão, registada às 12h45, na união das freguesias de Caparica e Trafaria.
No local estão vinte operacionais, auxiliados por oito veículos dos bombeiros, INEM e GNR. Está também uma equipa de minas e armadilhas.
[Notícia atualizada às 09h36 de 5 de julho de 2024]