06 jan, 2025 - 06:00 • Fátima Casanova
O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, defende que seja dada prioridade à atualização rápida da chamada portaria dos rácios do pessoal não docente, que data de 2021.
Em declarações à Renascença, no arranque do 2.º período letivo de aulas, Filinto Lima defende que é urgente reforçar o número de funcionários nas escolas para dar resposta a uma maior diversidade da população escolar. "Temos cada vez mais alunos com necessidades específicas e temos cada vez mais alunos filhos de imigrantes, que precisam de uma integração adequada”, argumenta.
Por outro lado, este dirigente chama a atenção para o facto de as escolas terem “funcionários com mais idade e, naturalmente, com mais doenças”.
Filinto Lima defende, por isso, que “é preciso que essa portaria seja revista, urgentemente, por forma a que faça chegar às escolas públicas mais funcionários”.
O presidente da ANDAEP sublinha que esta é uma prioridade para os diretores escolares, sublinhando que só pode ser concretizada “em Lisboa por vontade do Governo ou por vontade da Assembleia da República”.
Nestas declarações à Renascença, o presidente da ANDAEP defende que é preciso “dar melhores condições de trabalho ao pessoal não docente”.
Filinto Lima insurge-se também contra aquilo que considera “os baixos salários que auferem, que é pouco mais do que o salário mínimo nacional”.
Considera que estes funcionários “têm enorme responsabilidade, mas essa responsabilidade não é refletida no vencimento que auferem todos os meses, nem nas suas condições de trabalho”.
Filinto Lima insiste que o pessoal não docente “tem uma enorme responsabilidade na sua função, no apoio que presta aos alunos, no acompanhamento e no apoio que faz aos professores”, sublinhando que os auxiliares “são, na verdade, pau para toda a colher”.
O presidente da ANDAEP e diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, defende, por isso, que é necessário “elevar os seus baixos vencimentos”.