07 jan, 2025 - 18:05 • Marta Pedreira Mixão
O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, decidiu convocar uma reunião da comissão de vencimentos para avaliar os salários no Banco de Portugal (BdP).
A informação avançada pelo Observador e confirmada à Renascença por fonte governamental, que acrescenta que não estarão em causa cortes salariais, mas uma avaliação da atual política remuneratória.
Segundo a lei orgânica do Banco de Portugal, "os membros do Conselho de Administração têm direito à retribuição que for estabelecida anualmente por uma comissão de vencimentos".
A decisão surge no rescaldo da polémica em torno do salário de cerca de 16 mil euros que o Banco de Portugal paga a Hélder Rosalino, ex-administrador da instituição.
Esta comissão, que é é presidida pelo ministro das Finanças ou um representante, determina os salários da administração e não se reúne desde 2012.
É ainda composta pelo atual presidente do conselho de auditoria do BdP, Óscar Machado de Figueiredo, e por um antigo governador, designado pelo conselho consultivo - que deverá ser nomeado por Mário Centeno.