Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Numismática

Casa da Moeda quer saber qual é a sua moeda preferida de 2024

08 jan, 2025 - 17:34 • Marta Pedreira Mixão

A Casa da Moeda abriu as votações para os numismatas poderem escolher a favorita de 2024.

A+ / A-

A Casa da Moeda abriu as votações para escolher a favorita do Plano Numismático de 2024.

As votações estão abertas até 13 de janeiro e pode escolher entre: a "Dobra de 24 Escudos - Tesouros Numismáticos Portugueses", "Lisboa - Série Ibero-Americana", "Liberdade, Liberdade!", "50 Anos do 25 de Abril", "Luís de Camões, 1524", "100 Anos da Federação de Patinagem de Portugal", "Ulisses – Heróis e Criaturas da Mitologia", "Equipa Olímpica Portugal", "UEFA Euro 2024", "Xutos e Pontapés, Rock 'n Roll Desde 1979 - Músicos Portugueses" e "O Conhecimento – "Desenhar a Moeda" (Escolas Alto Minho)".

Dobra de 24 Escudos - Tesouros Numismáticos Portugueses

A moeda, com o valor facial de 7,5 euros, é uma nova versão da Dobra de 24 escudos, cunhada no século XVIII, e mantém a estética barroca, destacando o busto do rei - D. João V, O Magnânimo - e as armas do reino.

D. João V reinou em Portugal de 1707 a 1750, e ficou conhecido pela sua política de neutralidade e o seu reinado destacou-se por ter sido um grande edificador.

Lisboa - Série Ibero-Americana

A moeda, com o valor facial de 7,5 euros, é uma homenagem a Lisboa e destaca o elevador da Bica, a esfera armilar e brasões de países da UCCI.

"100 Anos da Federação de Patinagem de Portugal"

A moeda comemorativa dos 100 anos representa as modalidades da Federação de Patinagem, fundada em 1924, e apresenta com realces coloridos na versão de prata. A moeda tem o valor facial de cinco euros.

50 anos do 25 de abril

A moeda comemorativa de dois euros destaca a importância do cravo, símbolo da Liberdade, e celebra os 50 anos do 25 de abril, com 50 círculos simbólicos.

"Liberdade, Liberdade!"

A moeda de prata, com o valor facial de 10 euros, celebra os 50 anos do 25 de abril e da democracia. No verso, apresenta um cravo central, um verso de Sophia Mello Breyner e as datas 25.04 de 1974 e de 2024.

No reverso, 50 círculos "simbolizam trajetórias únicas de liberdade, representando ideias nascidas a cada ano desde a Revolução de 25 de Abril", explica a Casa da Moeda.

"Luís de Camões, 1524"

A moeda (cinco euros de valor facial) é uma homenagem a Luis Vaz de Camões, nos 500 anos do seu nascimento, e apresenta o rosto de Camões e o escudo das quinas, com realces coloridos na versão de prata.

"UEFA Euro 2024"

A moeda, com o valor facial de dois euros, celebra o Euro 2024, que decorreu na Alemanha, com traços coloridos que representam as cores oficiais do campeonato.

"Equipa Olímpica Portugal"

Esta moeda, com o valor facial de dois euros, celebra os XXXIII Jogos Olímpicos de Verão em Paris, em 2024, e apresenta um coração composto por figuras humanas estilizadas - com as cores vibrantes das Olimpíadas - para representar a união e a nobreza de ideais, evocando a tradição artesanal portuguesa, sem esquecer - ao centro - o símbolo do Comité Olímpico de Portugal.

"Ulisses – Heróis e Criaturas da Mitologia"

A moeda, com o valor facial de cinco euros, homenageia Ulisses, imortalizado n' A Odisseia de Homero, e representa o herói amarrado ao mastro de uma embarcação e, no reverso, em posição de defesa, armado com arco e flecha.

"Xutos e Pontapés, Rock 'n Roll Desde 1979 - Músicos Portugueses"

A moeda, com o valor facial de cinco euros, celebra a banda Xutos & Pontapés. O design é de Tó Trips, que destaca o símbolo "X" do grupo no anverso e o gesto que os fãs fazem com os braços, durante os concertos, no reverso.

"O Conhecimento – "Desenhar a Moeda" (Escolas Alto Minho)"

A moeda surge da 4ª edição do concurso "Desenhar a Moeda", com o tema "O Conhecimento", em parceria com a INCM e a comunidade escolar do Alto Minho.

Com o valor facial de cinco euros, é desenhada por António Cerqueira, aluno do 5.º ano e vencedor do concurso, e representa a educação e tecnologia, apresentando o escudo de armas e motivos culturais.

Apresenta no anverso a metáfora do crescimento do saber, simbolizado por figuras que lembram células a multiplicarem-se. No reverso, inclui elementos de educação e tecnologia num ambiente de laboratório.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+