08 jan, 2025 - 10:38 • Ana Fernandes Silva , Alexandre Abrantes Neves com Lusa
Sobe para 266 o número de ocorrências devido ao mau tempo, esta quarta-feira, em Portugal Continental.
A atualização é feita à Renascença pelo comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Há registo de mais de 120 inundações, mais de 50 quedas de árvores e mais de 40 quedas de estruturas, que já levaram à mobilização de mais de 820 operacionais.
Não há feridos ou danos materiais a registar.
Entretanto, a Estrada Nacional (EN) 301, que foi esta quarta-feira cortada devido ao mau tempo na zona de Argela, concelho de Caminha, já reabriu ao trânsito.
Aquela EN foi cortada devido a uma inundação, após um período de chuva com muita intensidade pelas 08h00.
Uma ambulância de transporte de doentes não urgentes foi "arrastada pela água" e teve de ser retirada pelos bombeiros de Caminha, disse fonte da corporação.
Na viatura seguiam o motorista e um passageiro, que não sofreram ferimentos.
Na zona norte, há registo de várias viaturas submersas.
O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho indicou, pelas 10h00, ter o registo de cerca de 40 a 45 inundações em todo o distrito de Viana do Castelo devido ao mau tempo.
Viana do Castelo, Porto e Braga foram colocados sob aviso laranja entre as 06h00 e as 09h00 horas devido à precipitação forte e às rajadas de vento que podem atingir os 100 quilómetros por hora (km/h) nas zonas altas.
Os distritos de Vila Real e Viseu vão continuar sob aviso amarelo devido à precipitação até às 21h00 horas. Em Évora, mantém-se apenas até às 18h00 horas.
Os distritos do litoral, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Beja e Faro ficam sob aviso amarelo até quinta-feira às 18h00 devido à agitação marítima, além do aviso amarelo para precipitação até às 21h00 (exceto Beja e Faro, que deixam de estar pintados a amarelo às 18h00).
[Notícia atualizada às 16h58 de 8 de janeiro de 2025 com dados atualizados da Proteção Civil]