Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Falhas informáticas em vários serviços de registos e notariado em todo o país

13 jan, 2025 - 15:24 • Ana Fernandes Silva , Anabela Góis

A denúncia é feita à Renascença pelo presidente da direção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado.

A+ / A-

Falhas informáticas foram registadas esta segunda-feira em vários serviços de registos e notariado em todo o país.

À Renascença, o presidente da direção do Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado explica que o problema informático foi detetado esta segunda-feira de manhã e está a atrasar o atendimento ao público.

"Há um problema na aplicação de suporte ao registro civil em todo o país, está em baixo a aplicação, não foi possível durante a manhã trabalhar neste sistema e há também falhas na aplicação de suporte ao passaporte e ao cartão de cidadão", explica.

Arménio Maximino alerta que a situação está "a prejudicar todos os serviços que são praticados na hora e em atendimento imediato".

A Renascença sabe que há problemas sinalizados em locais como na Conservatória do Registo Civil de Montijo, na emissão de passaporte, e na Conservatória de Valongo, no Registo Automóvel e Comercial.

No entretanto, o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) confirmou à Renascença que esta segunda-feira de manhã, "por volta das 11h00", houve "um problema nos servidores que afetou alguns serviços", em especial de registo civil, mas assegura que "ficou resolvido ainda durante a manhã".

O Instituto diz que não recebeu qualquer reclamação e que o atendimento está a funcionar normalmente.

[Notícia atualizada às 16h03 de 13 de janeiro de 2025 para acrescentar declarações do IGFEJ]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+