Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Médicos de Saúde Pública afastam, por agora, risco generalizado por causa da gripe das aves

17 jan, 2025 - 10:42 • Teresa Almeida , Olímpia Mairos

À Renascença, Bernardo Gomes diz, no entanto, que devemos estar em alerta porque “efetivamente há transmissão de animais para pessoas”.

A+ / A-

A população portuguesa pode estar descansada em relação à gripe das aves.

A associação de Médicos de Saúde Pública garante que a situação está controlada no nosso país, que é um dos mais seguros do mundo nesta matéria.

À Renascença, Bernardo Gomes admite que a atenção deverá estar sobretudo centrada nos trabalhadores desta área de produção, devido a possíveis contágios.

Para este especialista este é um tema que as autoridades devem manter debaixo de vigilância apertada.

“Nós devemos estar alerta”, defende Bernardo Gomes, explicando que a situação tem que ser mantida “sob vigilância apertada, porque efetivamente há transmissão de animais para pessoas”.

“Em Portugal o destaque tem que ser dado a todas às pessoas que têm contacto profissional ou por lazer com aves”, observa, indicando que o nosso país “está entre países com melhor segurança alimentar mundial”.

“Acho que as pessoas devem estar tranquilas, devem ter as medidas habituais relativamente ao consumo de carne, nomeadamente a sua confeção adequada”, acrescenta.

Aos trabalhadores, este especialista, aconselha a tomada de medidas de prevenção como máscaras e vestuário adequado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+