Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Demissão do diretor-executivo do SNS. IGAS vai abrir um processo de averiguação

18 jan, 2025 - 08:09

Gandra d'Almeida apresentou a demissão após uma reportagem da SIC que dá conta de uma alegada acumulação ilegal de funções, entre 2021 e 2023,

A+ / A-

A Inspeção Geral das Atividades em Saúde vai abrir um processo de averiguação para investigar a alegada incompatibilidade de funções do até aqui diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde, António Gandra d'Almeida.

A informação é avançada este sábado pelo diário Público.

Gandra d'Almeida apresentou a demissão após uma reportagem da SIC que dá conta de uma alegada acumulação ilegal de funções e graças à qual terá ganhado mais de 200 mil euros, entre 2021 e 2023, quando era diretor da delegação Norte do INEM e, em simultâneo, fazia serviços como médico tarefeiro em hospitais algarvios.

O médico, que liderava a direção-executiva do SNS desde maio do ano passado, rejeita, em comunicado, as acusações. Fala de uma sequência de falsidades e diz que prefere sair para proteger a família e o próprio SNS.

A ministra da Saúde, que já aceitou a demissão e deve nomear um sucessor nos próximos dias.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    18 jan, 2025 aldeia 19:36
    Como é que situações destas continuam a acontecer,até "alguém" as denunciar....e entretanto ganham milhares e euros. e é pena não os devolverem,pois se não estavam legais, estavam ilegais,é claro como a água,mas esta dede 1975 anda muito turva e muita "gentinha" tem ganho muitos milhares á custa destas politicas que inventaram para os politicos.
  • EU
    18 jan, 2025 PORTUGAL 11:44
    Senhora Ministra, nomeie para o cargo UM PÉ RAPADO, que conheça e SAIBA como TRABALHAR o SNS. Já deviam ter APRENDIDO que sabe mais o ANDANTE do que o ESTUDANTE. Essa GENTE está TODA CONTAMINADA.

Destaques V+