Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Novo diretor executivo do SNS. Administradores Hospitalares apontam inexperiência no terreno

21 jan, 2025 - 13:24 • Ana Fernandes Silva

Currículo de Álvaro Santos Almeida é, no entender de Xavier Barreto, uma mais valia para o Serviço Nacional de Saúde, mas ainda assim revela "falta de conhecimento no terreno".

A+ / A-

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, elogia o percurso profissional e académico do novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas aponta "falhas".

"Será menos difícil pelo facto de o professor Álvaro Almeida, no passado, ter tido passagens por várias áreas de liderança na saúde", mas "falta-lhe conhecimento no terreno".

Em declarações à Renascença, Xavier Barreto, descreve-o como um "académico de referência na área da gestão e da saúde e, para além disso, tem também várias passagens pela área da saúde, com um conhecimento muito próximo dos SNS".

No entanto, aponta "falhas para mitigar", entre as quais a "relativa distância do SNS, com a realidade que se passa atualmente no terreno".

Xavier Barreto espera que Álvaro de Almeida "resolva estas falhas, tendo na sua equipa um conjunto de pessoas e de trabalhadores do SNS que lhe possam dar conta dessa realidade".

"Não temos muito tempo para períodos de transição, portanto, a direcção executiva, logo que nomeada, tem que entrar em funções e começar logo a trabalhar.

Após a saída de Gandra d'Alameida do cargo de presidente executivo do SNS, a escolha recai sobre Álvaro Santos Almeida - professor associado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e antigo presidente da Entidade Reguladora da Saúde entre 2005 e 2010.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+