Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Novo site ajuda a poupar na fatura de energia

21 jan, 2025 - 06:00 • Fátima Casanova

Estima-se que o conjunto de todos os equipamentos em modo "standby" pode atingir 10% do consumo de energia elétrica total de uma casa, o que pode representar um custo anual evitável superior a 120 euros. As contas são apresentadas no portal Energético Social.

A+ / A-

Há uma nova ferramenta digital para poupar na fatura da energia: energetico-social.pt. Trata-se de uma iniciativa da ENTREAJUDA, organização pioneira na inovação social, que quer auxiliar os consumidores a fazer escolhas mais informadas sobre preços de energia e potência contratada.

Em declarações à Renascença, a presidente da ENTREAJUDA refere que o portal disponibiliza simuladores de consumo e oferece “orientações sobre as boas práticas para reduzir gastos energéticos” com eletrodomésticos, como frigoríficos, máquinas de lavar roupa e loiça ou ainda conselhos, como por exemplo: “não deixar os aparelhos em modo standby e não deixar os carregadores ligados à ficha”.

Segundo a ENTREAJUDA, “o conjunto de todos os equipamentos em modo 'standby' podem atingir 10% do consumo de energia elétrica total de uma casa”.

Esta organização avisa que, “mesmo desligado através do comando, um aparelho continua a gastar até cerca de 25% de energia, representando um custo anual evitável superior a 120 euros”.

À Renascença, a presidente da ENTREAJUDA sublinha que “o projeto ENERGÉTICO pretende promover um pacto com impacto entre vários parceiros, como as energéticas e as várias entidades como a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) e ADENE (Agência para a Energia) que já têm muitos conteúdos, mas que estão muito dispersos”, com o objetivo de mudar hábitos e promover consumos mais eficientes.

Isabel Jonet diz que este novo site é “uma porta de entrada para tudo aquilo que já existe e que está relacionado com energia para auxiliar as famílias e as técnicas de serviço social”, no combate ao desperdício energético”.

Esta responsável sublinha ainda que o portal não oferece os preços mais baratos, mas “trata-se de mostrar onde eles estão”.

Explica que “tudo assenta numa plataforma que está acessível no site energetico-social.pt e onde há simuladores onde as pessoas podem ter resposta para perguntas que são mais frequentes e onde podem ver qual a tarifa adequada para o seu caso”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    21 jan, 2025 PORTUGAL 09:40
    Arranjem as .maneiras que quiserem para OCUPAR o Vosso TEMPO e as artimanhas para POUPAREM. Comparando a factura de Dezembro de 2024 com a de Janeiro de 2025 PAGO MAIS, nuna SÓ TAXA. Fui informado pela EDP comercial que iria pagar menos. Afinal pago MAIS. A banha da cobra é uma prática usada nos MERCADOS e FEIRAS. Tenham TODOS um bom ano.

Destaques V+