Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ministro da Defesa lembra Rocha Vieira como "figura fundamental no plano militar e político"

22 jan, 2025 - 13:36 • Carla Fino

"Uma figura fundamental na História da segunda metade do século XX português"

A+ / A-

O ministro da Defesa, Nuno Melo, recorda o general Vasco Rocha Vieira como uma "figura fundamental no plano militar e no plano político".

"Todos recordamos aquela imagem icónica e muito patriótica de quando colocou a bandeira de Portugal sobre o coração depois de ter sido arreada", diz Nuno Melo à Renascença, numa alusão ao facto de ter sido o último Governador de Macau.
Rocha Vieira teve um papel "importantíssimo na recondução das Forças Armadas à tutela civil, depois do período revolucionário", lambrou, ainda, o ministro da Defesa.
Nuno Melo considera que esse papel que lhe valeu o reconhecimento não só "dentro de fronteiras, mas fora de fronteiras".

Nuno Melo lembra as várias condecorações militares e civis que Rocha Vieira recebeu, não só em Portugal mas também internacionais, para dizer que "deve, por isso, ser considerado e honrado pelo Exército, pelas Forças Armadas e pelo Estado português".

O tenente-geral Vasco Rocha Vieira morreu esta quarta-feira, aos 85 anos. A Renascença confirmou a notícia junto do porta-voz do Exército.

Rocha Vieira foi o último governador de Macau, entre 1991 e 1999, antes da transferência da soberania portuguesa do território para a China.

Rocha Vieira chegou a ser Chefe do Estado-Maior do Exército e ainda foi ministro da República para os Açores, entre 1986 e 1991.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+