Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Portalegre

Temporal derruba árvores, corta energia e causa prejuízos aos agricultores em Avis

22 jan, 2025 - 22:30 • Lusa

Autarca diz tratar-se aparentemente de "um tornado", registado esta quarta-feira, pouco depois do meio-dia.

A+ / A-

Várias árvores de grande porte destruídas, um corte temporário de eletricidade e "prejuízos enormes" dos proprietários agrícolas foram o resultado dos ventos fortes registados esta quarta-feira no concelho de Avis, no distrito de Portalegre, revelou o presidente da câmara.

Nuno Silva indicou à agência Lusa que esta ocorrência, que considerou tratar-se aparentemente de "um tornado", foi registada, entre Avis e Ervedal, naquele concelho, "um pouco depois das 12h00".

A freguesia de Ervedal e a vila de Avis, assim como alguns montes, ficaram temporariamente sem eletricidade, "devido à queda de um poste" da rede elétrica e a E-Redes, que teve de recorrer a geradores para restabelecer o fornecimento de eletricidade, estava ainda, cerca das 21h30, a efetuar trabalhos para normalizar a situação, adiantou o autarca.

O vento destruiu sobreiros centenários e outras árvores, e a Herdade de Fonte Paredes, foi uma das mais afetadas, tendo sido "destruída toda a área ajardinada", acrescentou o autarca.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo indicou que, durante o dia, foi registada a queda de uma dezena de árvores nos concelhos de Sousel, Avis e Fronteira, no distrito de Portalegre.

Também no concelho do Crato, no distrito de Portalegre, várias dezenas de árvores foram hoje destruídas "aparentemente por um tornado", disse o coordenador municipal da Proteção Civil daquele concelho, João Marques.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+