Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mau tempo

Tornado em Alcácer do Sal cortou eletricidade, levantou árvores e parou comboios

22 jan, 2025 - 17:34 • Vasco Bertrand Franco , João Pedro Quesado

Vento forte levantou "árvores de grande porte, com cerca de um metro de diâmetro" e arrastou-as "cerca de 50 metros". Proteção Civil registou 71 ocorrências entre a meia-noite e as 7h.

A+ / A-

Um tornado em Alcácer do Sal provocou cortes de eletricidade na madrugada desta quarta-feira. O fenómeno de vento extremo foi confirmado à Renascença pelo comandante da Proteção Civil, Tiago Bugio.

Segundo o responsável, o tornado que passou por Alcácer do Sal destruiu cabos de média tensão, de telecomunicações e ainda parte da catenária na Variante de Alcácer da Linha do Sul.

"Tudo indica, pela devastação, que foi um tornado que se fez sentir", indicou Tiago Bugio, especificando que se tratou de "uma situação num corredor único e com um elevado grau de destruição de todos os elementos", como "árvores, postes de telecomunicações, postes de eletricidade, tudo era derrubado".

"Árvores de grande porte, com cerca de um metro de diâmetro", foram "levantadas e arrastadas cerca de 50 metros", segundo o comandante, que também apontou que "na direção deste corredor estava a variante da linha férrea do Sul, a catenária foi afetada e esta, naquela troço, esteve interrompida".

A circulação na Linha do Sul foi suspensa pelas 7h50 e reposta por volta das 10h30. Os danos na catenária obrigaram à paragem de um comboio Alfa Pendular, que partiu de Faro às 7h e tinha como destino, às 12h48, a estação de Porto Campanhã. Os passageiros foram transportados até à estação de Lisboa Oriente, onde embarcaram noutro comboio Alfa Pendular para chegar ao Porto.

Pela manhã, cerca de 250 casas em Alcácer do Sal estavam sem eletricidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+