Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Exclusivo Renascença

Cavaco sobre Rocha Vieira: "Dignificou os últimos anos da presença portuguesa no Oriente"

22 jan, 2025 - 17:17 • Pedro Mesquita

Em declarações à Renascença, o antigo Presidente considera que Rocha Vieira permitiu a Portugal "deixar o território reconciliado com a história".

A+ / A-
CAVACO SOBRE ROCHA VIEIRA
Ouça aqui as declarações de Cavaco Silva à Renascença

O antigo Presidente da República Cavaco Silva reagiu com profunda tristeza à notícia da morte do antigo governador de Macau Rocha Vieira.

Numa declaração à Renascença, o antigo Presidente recorda os estreitos laços de amizade que o uniam ao tenente-general e, em particular, o momento, há 25 anos, em que foi arreada a bandeira portuguesa em Macau.

"Guardo do general Rocha Vieira a imagem solene e digna do arriar da bandeira nacional em Macau, faz agora 25 anos", diz o antigo chefe de Estado, que recorda o tenente-general como "uma figura marcante" da história recente e com quem mantinha estreitos laços de amizade.

À época primeiro-ministro, Cavaco Silva sublinha que Rocha Vieira dignificou os últimos anos da presença portuguesa no Oriente, permitindo a Portugal deixar o território reconciliado com a história.

"Mais importante do que essa imagem é o trabalho de Rocha Vieira como último Governador de Macau. Dignificou os últimos anos da nossa presença no Oriente, permitiu-nos deixar o território reconciliados com a nossa história e orgulhosos da obra que deixámos."

Nesta declaração exclusiva à Renascença, Cavaco Silva lembra ainda o papel de Rocha, enquanto chefe de Estado-Maior do Exército, num período crítico de consolidação da nossa democracia.

"Sublinho, igualmente, a importância das altas funções militares que desempenhou como chefe de Estado-Maior do Exército, num período crítico de consolidação da nossa democracia, as suas excecionais qualidades de comando, a sua firmeza e integridade de caráter, ajudaram a repor a autoridade hierárquica, e a disciplina nas forças armadas, num período conturbado da vida do país", frisa Cavaco silva, dizendo que foi "um privilégio" trabalhar com o Rocha Vieira.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+