Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Entrecampos

Banco de Portugal vai mudar-se para a antiga Feira Popular

27 jan, 2025 - 19:23 • Lusa

Serviços do supervisor financeiro vão ser concentrados em novos edifícios em Entrecampos. Construção deve terminar no verão de 2027.

A+ / A-

O Banco de Portugal (BdP) vai concentrar os serviços num edifício nos terrenos da antiga Feira Popular, um terreno que está a ser desenvolvido pela Fidelidade e onde vão ser construídos sete edifícios de escritórios e três de apartamentos, ao lado de uma das estações de comboios mais movimentadas do país. O supervisor financeiro anunciou, esta segunda-feira, a assinatura um memorando de entendimento com a Fidelidade para a aquisição de um imóvel em Lisboa.

"O Banco de Portugal e a Fidelidade assinaram hoje um memorando de entendimento que estabelece as bases para a aquisição de um edifício localizado nos terrenos da antiga Feira Popular (na Parcela A da Unidade de Execução de Entrecampos), em Lisboa", anunciou a instituição em comunicado.

De acordo com a entidade, este acordo, "que culmina um extenso trabalho de análise técnica, funcional e jurídica, envolvendo equipas de ambas as entidades, reflete o interesse do Banco de Portugal em ali concentrar os seus escritórios em Lisboa e o compromisso da Fidelidade em concretizar a transação".

O Banco de Portugal, que gastou 40 milhões de euros em 2018 para comprar um terreno com o mesmo fim na área de Alto dos Moinhos, em Lisboa, destacou ainda que a formalização está "sujeita à conclusão satisfatória das negociações e à obtenção das aprovações necessárias".

Para a entidade, o projeto "apresenta uma infraestrutura moderna e funcional com os mais altos padrões de sustentabilidade, numa localização central com grande acessibilidade, integrada e aberta à comunidade, devendo estar concluído no terceiro trimestre de 2027".

"A concretização desta aquisição vai ao encontro das necessidades do Banco de Portugal nos planos funcional e institucional e representa o culminar de um processo com várias décadas de procura da melhor solução para uma localização única do espaço de escritórios na cidade de Lisboa", rematou.

Num outro comunicado, a Fidelidade disse que "através da sua subsidiária Fidelidade Property Europe, SA., assinou hoje um Memorando de Entendimento com o Banco de Portugal no qual se estabelecem as bases para a edificação de um imóvel localizado em Entrecampos, Lisboa, destinado à instalação desta instituição", sendo que "a transação está sujeita à obtenção das aprovações necessárias e à conclusão das negociações entre as partes".

O projeto da empresa Cushman & Wakefield para o desenvolvimento dos terrenos da antiga Feira Popular envolve a construção de sete edifícios de escritórios - que criam 128 mil metros quadrados de área bruta -, e três edifícios residenciais, com 249 apartamentos. Nos primeiros pisos dos edifícios vão existir, ao todo, 75 lojas, incluindo um "distrito alimentar".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+