Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Adeus, Hermínia. Depressão Ivo traz chuva e vento forte a partir de quarta-feira

28 jan, 2025 - 00:41 • Lusa

É esperada "precipitação que será por vezes forte nas regiões Norte e Centro, e que se estenderá gradualmente à região Sul, indica o IPMA.

A+ / A-

Depois da Hermínia, a depressão Ivo deve atingir Portugal continental a partir da madrugada de quarta-feira, causando precipitação forte no Norte e Centro e rajadas de vento entre os 80 a 100 quilómetros por hora (km/h) no litoral oeste e terras altas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou que Portugal continental deverá sentir os efeitos da superfície frontal fria associada à depressão Ivo a partir da madrugada de dia 29, quarta-feira, depois de nos últimos dias ter estado sob os efeitos da depressão Hermínia.

É esperada "precipitação que será por vezes forte nas regiões Norte e Centro, e que se estenderá gradualmente à região Sul, embora diminuindo de intensidade", detalhou o IPMA, que atribuiu o nome Ivo à depressão.

"O vento irá aumentar de intensidade, soprando de oeste/sudoeste com rajadas que poderão atingir valores da ordem dos 80 a 100 km/h no litoral oeste e terras altas, rodando para norte/noroeste a partir do meio da tarde de dia 29 e mantendo-se forte até final da tarde de dia 30", realçou ainda o instituto.

A precipitação "deverá ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, diminuindo gradualmente a cota para os 1000/1200 metros nas terras altas das regiões Norte e Centro, após a passagem da superfície frontal".

De acordo com o IPMA, a agitação marítima também irá aumentar, esperando-se "ondas de noroeste com 6 a 8 metros na costa ocidental, sendo o período mais gravoso entre o final da tarde de dia 29 e o início da manhã de dia 30".

Devido a esta situação meteorológica foram já emitidos avisos de nível amarelo para a precipitação e neve, bem como avisos de nível laranja para o vento e de nível vermelho para agitação marítima, referiu o instituto.

O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Proteção Civil registou entre as 00h00 e as 16h00 de hoje um total de 444 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental, sobretudo quedas de árvores, limpeza de vias e movimentação de terrenos causado pelos efeitos da depressão Hermínia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+