Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Segurança

Criminalidade em Lisboa desce para um dos valores mais baixos em dez anos

28 jan, 2025 - 09:49 • Jaime Dantas

Em sentido contrário, a segunda divisão do Comando Metropolitano de Lisboa, que inclui a zona do Martim Moniz, atingiu o recorde em 10 anos.

A+ / A-

A criminalidade geral em Lisboa diminuiu 12,6% em 2024. Os dados constam de um relatório provisório da Polícia de Segurança Pública (PSP) citado inicialmente pelo "Diário de Notícias" esta terça-feira e entranto confirmado à Renascença pela autoridade policial.

O valor, que ainda tem que ser consolidado, representa a segunda maior descida da atividade criminosa nos últimos 10 anos, tendo sido também 2024 o terceiro ano com menos crimes da última década na capital, só superados pelos anos da pandemia.

Já a criminalidade violenta registou uma descida de 10,4%.

Também na área coberta pelo Comando Metropolitano de Lisboa (COMELTIS) - que concentra 95% das participações na cidade - houve uma redução de 8,9% a nível geral e de 1,4% no crime violento.

Os dados citados pelo DN revelam ainda que a burla informática é o crime mais participado pelos lisboetas, seguidos dos furtos e burlas. Crimes como a violência doméstica e as ofensas à integridade física ocupam os sexto e sétimo lugares da tabela Top 10, respetivamente.

Quanto à evolução da criminalidade em cada freguesia de Lisboa, esta foi mais clara na segunda divisão, que inclui a zona do Martim Moniz: foram participados 5.994 crimes em 2023, o maior número em 10 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Participar para quê?
    28 jan, 2025 País 20:48
    Ninguém acredita nisso. Quanto muito é porque não há participações à polícia. E vendo bem, participar para quê? Ou quando aparecem já fomos roubados, espancados, violados e quando tudo acabou é que aparecem "para tomar conta da ocorrência". Quando se tenta fazer queixa, são às horas perdidas dentro da esquadra, e depois ou nada acontece, ou os criminosos são logo soltos ainda o polícia não fez o relatório. Os números descem em meias-notícias mas são uma falácia. Há quase 2 milhões de armas ilegais a andar por aí, não é por a criminalidade estar a descer, é por estar a subir.
  • Percepção de inutil
    28 jan, 2025 Burgo 15:07
    O crime não desceu... As pessoas é que não fazem participação, quer porque passam horas na esquadra para apresentar queixa, quer porque não acreditam que alguma coisa venha a ser feito de prático. E quando veem o criminoso ir a Juíz e ser imediatamente solto ...

Destaques V+