28 jan, 2025 - 09:17 • Olímpia Mairos , com Lusa
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso vermelho até às 12 h00, por causa da agitação marítima.
De acordo com o IPMA, estão previstas ondas de ondas de noroeste com 7 a 8 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros.
Os sete distritos voltam a estar sob aviso vermelho devido à ondulação forte a partir das 18h00 de quarta-feira e até às 6h00 de quinta-feira.
Já os distritos de Faro, Setúbal e Beja vão estar sob aviso vermelho entre as 3h00 e as 6h00 de quinta-feira.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional, devido à agitação marítima, as barras de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Ericeira, Cascais e Portimão estão fechadas a toda a navegação.
As barras marítimas de Viana do Castelo e Leixões estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 30 e 35 metros, respetivamente.
O IPMA emitiu também aviso laranja para os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga por causa do vento forte com rajadas até 100 quilómetros por hora, em especial na faixa costeira na quarta-feira, passando depois a amarelo na quarta e quinta-feira.
Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga também vão estar sob aviso amarelo na quarta-feira por causa da chuva por vezes forte.
Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco vão estar com aviso amarelo até às 12h00 desta terça-feira devido à queda de neve acima dos 700 metros.
Depressão Hermínia
Agravamento do estado do tempo está previsto para (...)
O IPMA diz que Portugal continental deverá sentir os efeitos da superfície frontal fria associada à depressão Ivo a partir da madrugada de dia 29, com precipitação que será por vezes forte nas regiões Norte e Centro, e que se estenderá gradualmente à região Sul, embora diminuindo de intensidade.
O vento irá aumentar de intensidade, soprando de oeste/sudoeste com rajadas que poderão atingir valores da ordem dos 80 a 100 km/h no litoral oeste e terras altas, rodando para norte/noroeste a partir do meio da tarde de dia 29 e mantendo-se forte até final da tarde de dia 30.
A precipitação deverá ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, diminuindo gradualmente a cota para os 1000/1200 metros nas terras altas das regiões Norte e Centro, após a passagem da superfície frontal.
A agitação marítima também irá aumentar, esperando-se ondas de noroeste com 6 a 8 metros na costa ocidental, sendo o período mais gravoso entre o final da tarde de dia 29 e o início da manhã de dia 30.