Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Santarém

Associação pede investigação aos pneus de viatura da GNR envolvida em acidente mortal

30 jan, 2025 - 10:47 • Lusa

Um militar da GNR morreu e outro ficou ferido com gravidade num acidente de viação ocorrido na quarta-feira à tarde em Benavente.

A+ / A-

A Associação de Proteção Civil (APROSOC) pediu na quarta-feira uma investigação à altura do piso dos pneus da viatura da GNR envolvida numa colisão rodoviária, que provocou a morte a um militar no concelho de Benavente (Santarém).

Um militar da GNR, de 26 anos, morreu e outro ficou ferido com gravidade, na quarta-feira ao final da tarde, na sequência de uma colisão entre duas viaturas na Estrada Nacional 119 (EN 119) no concelho de Benavente.

Numa comunicação ao Procurador-Geral da República, Amadeu Guerra, a que a Lusa teve acesso, a APROSOC propõe uma investigação para saber "se os pneumáticos cumpriam os mínimos de segurança e, se eram adequados ao cumprimento da missão".

A associação denunciou ainda que são frequentes relatos sobre a legalidade da altura do piso dos pneus de veículos da GNR e de outras forças de segurança.

"Constatamos ainda frequentemente que, o tipo de pneumáticos usados por vezes não é adequado ao cumprimento da missão atribuída", pode ler-se, na nota assinada pelo presidente, João Paulo Saraiva.

Fonte do Comando Geral da GNR referiu à Lusa que o acidente na localidade de Santo Estêvão, concelho de Benavente, teve alerta pelas 18h46 de quarta-feira e envolveu pelo menos duas viaturas, uma civil, com a ocupante, uma mulher, a sofrer ferimentos ligeiros.

Na outra viatura, militar, estavam dois elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA).

Um dos militares morreu e outro militar ficou ferido com gravidade, tendo sido transportado para o Hospital de S. José, em Lisboa, de acordo com a mesma fonte da GNR.

As causas do acidente estão agora a ser investigadas, acrescentou.

Vários meios de comunicação social noticiaram que o acidente ocorreu após um poste ter caído na estrada.

A GNR publicou nas redes sociais uma nota de condolências à família, pela morte do guarda florestal André Jesus.

Também o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa se manifestou consternado pelo "grave acidente de viação", endereçando condolências à família da vítima e à GNR.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+