03 fev, 2025 - 08:32 • Jaime Dantas
A Polícia de Segurança Pública (PSP) incia esta segunda-feira a operação "Internet Mais Segura". O objetivo é alertar os jovens para "os perigos da utilização irresponsável da internet", diz a autoridade policial em comunicado.
A ação, que termina no dia 7 de fevereiro, destina-se a alunos dos ensinos básico e secundário, a quem serão transmitidos mecanismos de proteção contra o Cyberbulliyng, a divulgação de vídeos íntimos e o aliciamento online.
"Apesar das vantagens que a Internet pode proporcionar, esta traz também enormes riscos como o cyberbullying e de discursos de ódio nas redes sociais e um aumento generalizado da criminalidade, como burlas", alerta a PSP.
Segundo uma pesquisa do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), um em cada 12 jovens admite ter perpetrado cyberbullying.
A polícia pede aos pais que "monitorizem das atividades" dos jovens em meio digital, para evitar que sejam alvo de "comportamentos violentos".
"As agressões que anteriormente ocorriam entre os jovens de forma mais física e presencial, passaram a ser praticadas à distância", sublinha.
A PSP apela à denúncia de qualquer tipo de crime em contexto escolar ou em qualquer outro tipo de ambiente, na qualidade de vítima ou de testemunha.