Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PSP apanha no aeroporto de Lisboa pessoa procurada pela Interpol

03 fev, 2025 - 18:20 • Lusa

Só na última semana foram detidos dez cidadãos no Aeroporto Humberto Delgado. PSP também detetou três passageiros com documentos alheios e 17 por fraude documental.

A+ / A-

A PSP deteve na última semana no Aeroporto de Lisboa dez cidadãos, um dos quais com um mandado da Interpol, e detetou três passageiros com documentos alheios e 17 por fraude documental, numa operação europeia divulgada esta segunda-feira.

Uma nota do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) dá conta que a PSP participou, entre 27 de janeiro 2 de fevereiro, no controlo fronteiriço no Aeroporto Humberto Delgado, na operação da Interpol e da Frontex denominada "JAD (Joint Action Days STOPOVER 4), "com o objetivo principal de reforçar o controlo da fronteira externa e promover a cooperação internacional".

Em Lisboa, a operação da Polícia de Segurança Pública (PSP) contou com a colaboração de dois peritos da Interpol e, durante os dias em que decorreu, foram fiscalizados mais de 150 mil passageiros na fronteira, resultando em 41 recusas de entrada em território nacional.

No mesmo período de tempo, a Interpol verificou cerca de 55 mil passageiros, provenientes de mais de 300 voos, nas suas bases de dados, obtendo quatro resultados positivos (HITS).

"A operação "JAD STOPOVER 4" destacou a importância da cooperação internacional no reforço da segurança das fronteiras e na prevenção de atividades ilícitas", refere a PSP, reafirmando o seu compromisso em continuar a colaborar estreitamente para garantir a segurança e a integridade das fronteiras europeias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+