Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PSP instaurou 44 processos disciplinares a agente por xenofobia e racismo na última década

05 fev, 2025 - 12:27 • Manuela Pires , João Malheiro

Sobre a operação na Rua do Benformoso, Luís Carrilho voltou a dizer que a PSP teve, nos últimos dois anos, 52 denúncias com uso de armas proibidas

A+ / A-

A PSP instaurou 44 processos disciplinares a polícias, em 10 anos, por xenofobia e discriminação étnico-racial, dos quais 30 foram arquivados.

A revelação foi feita pelo diretor nacional da PSP, a deputados do PS, Bloco de Esquerda e Livre, no Parlamento, em audilão de comissão parlamentar sobre o tema.

Sobre a operação na Rua do Benformoso, Luís Carrilho voltou a dizer que a PSP teve, nos últimos dois anos, 52 denúncias com uso de armas proibidas, o que levou a uma operação de prevenção.

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública destacou que "o número de processos instaurados é infinitamente reduzido face ao volume de interações anuais com os cidadãos".

Luís Carrilho está a ser ouvido no parlamento sobre a operação policial efetuada em dezembro no Martim Moniz, em Lisboa, a pedido dos grupos parlamentares do PS, Bloco de Esquerda e Livre.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+