05 fev, 2025 - 06:58 • Hugo Monteiro , Jaime Dantas , Filipa Ribeiro
Um surto de hepatite A infetou, pelo menos, 20 pessoas em Setúbal. Uma delas, uma jovem de 12 anos, entrou em estado grave no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, mas o seu quadro clínico estabilizou nas últimas horas, de acordo com fonte hospitalar contactada pela Renascença.
Numa nota enviada à Renascença, a Unidade Local de Saúde da Arrábida adianta que a maioria dos casos de infeção registados são em adolescentes.
Esta epidemia, segundo o "Jornal de Notícias", terá sido importada do Algarve, onde em Novembro já tinham sido detetados outros 25 casos.
Até agora, não há nada que conclua que o surto esteja relacionado com alimentos ou água contaminada, garante fonte hospitalar à Renascença.
Mais de uma centena de pessoas já terão sido vacinadas, processo que prossegue esta quarta-feira e no próximo sábado. A campanha de imunização dirige-se principalmente aos adolescentes das escolas de Setúbal que tiveram contacto com outros infetados.
A hepatite A é um vírus altamente contagioso, nomeadamente por via fecal ou oral, que pode provocar infeção aguda no fígado.
A Câmara de Setúbal garante que está a acompanhar a situação em conjunto com as autoridades de saúde. Estão ainda a decorrer ações de sensibilização junto da comunidade educativa.
[Notícia atualizada às 09h55 com informação da nota da ULS da Arrábida]