Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Preço do cabaz alimentar da DECO sobe 2,61 euros numa semana

06 fev, 2025 - 07:09 • Jaime Dantas

Os maiores aumentos deram-se no azeite virgem extra, que subiu, em média, 1,27 euros, e no carapau, que encareceu 0,73 euros.

A+ / A-

O preço da seleção de produtos alimentares essenciais da DECO PROteste subiu 2,61 euros em relação à ultima semana, segundo revelou em comunicado a associação de defesa do consumidor esta quinta-feira.

Em relação ao inicío do ano, o custo deste cabaz aumentou 5,23 euros, escalando para uma diferença de 53,70 euros quando comparado com pré guerra na Ucrânia.

Segundos os dados recolhidos pela DECO, o azeite virgem extra, que subiu, em média, 1,27 euros e o carapau, que encareceu 0,73 euros, foram os produtos que apresentaram o aumento mais assinalável em relação à última semana.

No resto do "top" figuram outras espécies de peixe, com subidas de preço na ordem dos 7% e a cebola, cujo valor aumentou 11%.

Desde que 2025 começou, as maiores variações de preço deram-se no carapau (21%), Salmão (20%) e a Polpa de Tomate (15%).

O cabaz da DECO PROteste é composto por 63 produtos cujo preço é monitorizado desde fevereiro de 2022.

Para que os consumidores possam poupar nas compras do supermercado, esta entidade criou um simulador que permite saber que supermercado oferece os preços mais baixos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+