06 fev, 2025 - 18:21 • Ricardo Vieira
Cinco meses depois da fuga da prisão de Vale de Judeus, os cincos reclusos de várias nacionalidades foram capturados pelas autoridades portuguesas em colaboração com forças de outros países.
Os dois últimos foram detidos esta quinta-feira, em Espanha. Recorde o que se passou desde o dia de uma das mais espetaculares evasões de prisões portuguesas, que deixou a nu os problemas no sistema prisional.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
7 de setembro 2024: Cinco reclusos fogem do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa. Fuga aconteceu num sábado e contou com ajuda do exterior.
Quem são os evadidos?
Fábio Loureiro, 33 anos, nacionalidade portuguesa. Condenado a pena de 25 anos de prisão.
Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, nacionalidade portuguesa. Cumpria pena de 24 anos de prisão em Vale de Judeus.
Shergili Farjiani, 40 anos, natural da Geórgia. Cumpria pena de sete anos, por furto, violência e falsificação.
Rodolf José Lohrmann, 59 anos, nacionalidade argentina. Condenado pela justiça portuguesa a 18 anos e 10 meses de prisão. Estava a cumprir pena em Vale de Judeus pelos crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais. É procurado na Argentina pelos crimes de rapto e homicídio.
Mark Cameron Roscaleer, 35 anos, natural do Reino Unido. Condenado a nove anos de prisão, pelos crimes de sequestro e roubo.
10 de setembro de 2024: A ministra da Justiça explica, em conferência de imprensa, que a fuga "demorou seis minutos" e só foi detetada cerca de uma hora depois. “Fuga resultou de uma cadeia sucessiva de erros e falhas muito graves, grosseiras, inaceitáveis", declarou Rita Alarcão Júdice. Ministra anuncia abertura de um inquérito.
7 de outubro de 2024: Um mês após a fuga, Fábio Loureiro é recapturado em Tânger, Marrocos. Atualmente, aguarda extradição para continuar a cumprir a pena em Portugal.
21 de outubro de 2024: Instaurados nove processos disciplinares e dois inquéritos autónomos na sequência da fuga de Vale de Judeus, um deles ao antigo diretor do estabelecimento prisional, Horácio Gomes Ribeiro.
Ministra da Justiça admite que falha grosseira per(...)
22 de novembro de 2024: Fernando Ribeiro Ferreira é detido numa casa na aldeia de Castanheira de Chã, concelho de Montalegre, em Trás-os-Montes, junto à fronteira com Espanha. Em seu poder tinha armas, rádios e dispositivos bloqueadores de sinal.
10 de dezembro de 2024: Shergili Farjiani é capturado na zona de Pádua, em Itália, no âmbito da operação "Retorno III". Atualmente, encontra-se detido numa prisão italiana.
6 de fevereiro de 2025: Cinco meses depois, Rodolfo Lohrman e Mark Roscaleer, os últimos dois fugitivos de Vale de Judeus, são apanhados em Alicante, no sudeste de Espanha. Os reclusos foram capturados na via pública, numa operação complicada em que os dois fugitivos ofereceram resistência à detenção, disse à Renascença fonte policial.