09 fev, 2025 - 19:36 • Diogo Camilo e Lusa
Mark Cameron Roscaleer, um dos dois últimos fugitivos a ser encontrado pelas autoridades, vai ficar em prisão preventiva e sem direito a fiança, avança a CNN Portugal. Além dos crimes pelos quais cumpria pena, é agora acusado de evasão, que acrescer até mais dois anos de pena.
Cinco meses depois da fuga da prisão de Vale dos Judeus, o inglês de 36 anos foi detido na quinta-feira em Alicante, juntamente com o argentino Rodolfo Lohrmann, de 59 anos, que também ficou em prisão preventiva, mas pretende ser extraditado para o seu país de origem.
Este domingo, à Lusa, o advogado de Lohrmann, Lopes Guerreiro confirmou que este se opôs à extradição para Portugal, defendendo que seja extraditado para o seu país de origem, Argentina. "Por ser essa a vontade que o meu cliente já manifestou, em 2020, a Portugal, e a própria Argentina, no pedido de transferência para a Argentina, e assim cumprir lá o resto da pena a que foi condenado em Portugal", explicou.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
Explicador Renascença
No Explicador Renascença desta sexta-feira, falamo(...)
Na sexta-feira, o diretor nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, disse acreditar que o mandado de detenção europeu seja executado pelas autoridades judiciais espanholas "num curto prazo" e que "nos próximos dias" haja uma decisão de extradição para Portugal, apesar de ambos serem procurados pela justiça de outros países.
Os últimos dois dos cinco evadidos da prisão de Vale de Judeus foram recapturados em Alicante, pela Polícia Nacional de Espanha, "depois de um persistente e ininterrupto trabalho de recolha e de troca de informação" entre a PJ e as autoridades espanholas, anunciou na quinta-feira PJ.
Além da instalação de inibidores de sinal, serão c(...)
Além de Rodolfo Lohrman e Mark Roscaleer, fugiram a 7 de setembro de 2024 do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, concelho da Azambuja, os portugueses Fábio Loureiro e Fernando Ribeiro Ferreira e o georgiano Shergili Farjiani.
Fábio Loureiro, de 33 anos, foi recapturado em 07 de outubro em Tânger, Marrocos, e aguarda atualmente extradição para continuar a cumprir a pena de 25 anos a que tinha sido condenado.
Um mês mais tarde, Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos e condenado a 24 anos de prisão, foi detido numa casa numa pequena localidade do concelho de Montalegre.
Já Shergili Farjiani, de 40 anos e a quem fora aplicada uma pena de sete anos, foi recapturado em Itália em 10 de dezembro de 2024.